Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CARVALHO, Samara de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Uma experiência (auto)formativa sobre os impactos gerado pelo descarte de resíduos provenientes do processamento do leite: incentivando o ensino por pesquisa na Educação básica.
    (Universidade Federal do Pará, 2024-05-22) CARVALHO, Samara de Oliveira; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro
    Visamos na construção dessa pesquisa vivenciar uma prática pedagógicas inspirada pelos princípios do Ensino Por Pesquisa, investigando-a (auto)formativamente. A partir da vivência da prática e da pesquisa criei como produto educacional um Caso de Ensino. Com esse produto viso contribuir com a prática de outros professores de ciências, desta vez, coerentes com um ensino que incentive a pesquisa sobre problemáticas de relevância social e que comprometa os estudantes em discussões e debates que os auxiliem em atitudes cidadãs. Contudo, objetiva –se vivenciar uma prática pedagógica inspirada pelos princípios do ensino por pesquisa, investigando-a (auto)formativamente. Assim, esse estudo tem como referencial teórico a perspectiva de ensino por pesquisa. A partir dos pressupostos dessa pesquisa projetamos uma prática pedagógica com a intenção de vivenciá-la, produzindo registros e analisando essa prática pedagógica. Por meio das leituras e discussões sobre o ensino por pesquisa planejamos realizar um ensino guiado pela pesquisa com os estudantes. Pois, a pesquisa narrativa trata-se de um processo dinâmico de viver e contar histórias podendo ser revividas e recontadas. A pesquisa visou contribuir de forma significativa para o processo (auto)formativo docente, com a aprendizagem sobre a abordagens de ensino, refletindo – na sobre a própria prática. Com o desenvolvimento desse estudo, foi possível refletir sobre trabalho realizado, sobre a importância das experiências vivenciadas que configuram bases para a (auto)formação quando refletimos na própria prática aprimorando os conhecimentos adquiridos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA