Navegando por Autor "COSTA, Dailson Evangelista"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Abordagens do conceito de “sequência didática” em teses na área de educação matemática(Universidade Federal de Mato Grosso, 2020-12) COSTA, Dailson Evangelista; GONÇALVES, Tadeu OliverEsta investigação objetiva entender as diferentes abordagens do conceito de Sequência Didática presentes em teses de doutorado, na área de Educação Matemática, defendidas no Brasil no período de 2001 a 2018. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Selecionamos 31 teses de doutorado disponíveis no portal de teses e dissertações da Capes. As teses foram analisadas com base nos seguintes critérios: (a) objetivos, (b) síntese da metodologia, (c) principais resultados e (d) principais referências sobre “Sequência Didática”. Os critérios mencionados nos levaram a organizar e sistematizar 5 (cinco) focos relacionados às teses quanto à abordagem do conceito de Sequência Didática (SD). São eles: i) foco da SD no ensino e aprendizagem dos estudantes da Educação Básica; ii) foco da SD nos estudantes da Educação Básica e na formação do professor; iii) foco da SD no ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Superior (Licenciatura/Engenharia); iv) foco da SD na Educação Especial; e v) foco da SD no levantamento bibliográfico. Os resultados apontam doze características das abordagens sobre Sequência Didática, entre as quais destacamos: diversidade de teorias que dão fundamentação à utilização da SD; abordagem da SD como metodologia de ensino; falta de aprofundamento teórico e discussão sobre o conceito de SD; utilização de SD para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem; SD contribui para promover situações nas quais os estudantes possam agir sobre as atividades construídas e pensadas pelo professor; SD é utilizada, construída e desenvolvida, na maioria das pesquisas, pelo pesquisador e não é, geralmente, construída pelo professor que a utilizará nas suas práticas de sala de aula, tanto os professores em formação inicial (nas Licenciaturas) quanto em formação continuada (em serviço na Educação Básica).Dissertação Acesso aberto (Open Access) O processo de construção de sequência didática como (pro)motor da educação matemática na formação de professores(Universidade Federal do Pará, 2013-11-14) COSTA, Dailson Evangelista; GONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668Esta pesquisa se insere no contexto da formação de professores que ensinam Matemática. Tem como objetivo geral compreender em quais aspectos o processo de construção de sequência didática, à luz da Educação Matemática, pode se constituir como um mecanismo de formação do professor de Matemática na perspectiva de evidenciar as características formativas relacionadas ao desenvolvimento da base para o conhecimento docente e do professor reflexivo. As principais âncoras teóricas relacionadas à Educação Matemática e à Formação de Professores que dão sustentação a esta pesquisa baseiam-se em Fiorentini & Lorenzato (2009), Mendes (2009), Lorenzato (2009), Zabala (1998), Schön (1983, 1992, 2000), Shulman (1986, 1987), Brasil (1996, 1998). Os encaminhamentos metodológicos fundamentam-se em uma abordagem de cunho qualitativo, enfatizando o processo que permitiu a construção das atividades pelos professores em formação. O argumento metodológico central sustenta-se na possibilidade de gerar subsídios para discutir os processos de formação de professores, levando em consideração as possibilidades de articulações entre teoria e prática que o processo de construção de sequência didática pode promover. O lócus da pesquisa deu-se durante a disciplina Tendências Metodológicas em Educação Matemática que teve como participantes 4 (quatro) alunos-professores ingressos do curso de Especialização em Educação Matemática (lato sensu), do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Pará. O material empírico foi organizado e analisado através das interpretações das ações manifestadas em: (a) questionários, (b) transcrição de registros videográficos do processo de construção da sequência didática, (c) relatos dos dias e (d) relatório final. As análises foram organizadas em seis momentos, os quais revelam o percurso traçado pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados evidenciam que o processo de construção de sequência didática (PCSD) pode se constituir como um mecanismo para a formação do professor de Matemática nos seguintes aspectos que promovem: (1) a Educação Matemática, (2) o professor reflexivo, (3) as tendências metodológicas em Educação Matemática, (4) a articulação com os PCN e com a LDB, (5) a articulação entre Teoria e Prática, (6) o professor pesquisador, (7) o conhecimento pedagógico geral, (8) o conhecimento específico do conteúdo, (9) o conhecimento pedagógico do conteúdo, (10) o conhecimento proposicional, (11) a necessidade de um momento teórico e prático, (12) a necessidade da presença e interferência do Educador Matemático (promovendo reflexão).
