Navegando por Autor "COSTA, Elisangela Silva da"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O comportamento no processo de busca da informação por meio das tecnologias da informação e comunicação: um estudo de caso sobre os discentes da Faculdade de Biblioteconomia no Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-09) COSTA, Elisangela Silva da; PIRES, Erik André de NazaréAborda as relações entre o comportamento durante o procedimento de busca informacional e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's), tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetiva-se investigar como os alunos da graduação em Biblioteconomia realizam as suas pesquisas acadêmicas, averiguando se há êxito nos resultados obtidos, focalizando, em especial, o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses discentes, que se encontram em processo de formação profissional. A metodologia foi empregada da seguinte maneira: na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Kuhlthau (1991; 1999; 2004 e 2005), Wilson (1997; 1999; 2000 e 2006) e abrangendo contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, realizou-se um estudo exploratório e descritivo de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionário contendo perguntas fechadas, abertas e híbridas. Os resultados alcançados mostram que os discentes de modo geral apresentam desempenho satisfatório no processo de busca informacional, pois, realizam o processo de recuperação da informação de modo proficiente.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca Central Prof. Clodoaldo Beckmann da UFPA: o que pensam os usuários?(Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, 2017) COSTA, Elisangela Silva da; VIDAL, Suely ParaenseTrata da análise dos resultados obtidos durante a feitura de uma Pesquisa de opinião acerca dos produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca Central Prof. Clodoaldo Beckmann da UFPA. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo na qual foram utilizados questionários mistos como instrumento de coleta de dados, aplicados aos usuários que frequentaram a BC/UFPA no período de novembro de 2016 a abril de 2017. O questionário foi elaborado com base no LibQual+ TM, uma ferramenta avaliativa padronizada para unidades de informação, objetivando definir e mensurar a qualidade das bibliotecas por meio de instrumentos de avaliação adaptado do modelo SERVQUAL, criado por Parasuraman, Berry e Zeitham, e previa avaliar por meio de uma escala a qualidade de serviço percebida pelos consumidores de serviços administrativos. A pesquisa teve como sujeito membros da comunidade acadêmica da UFPA. Sendo que do total de 143 usuários pesquisados; a maior participação foi do corpo discente que respondeu 128 questionários. A pesquisa teve como sujeito membros da comunidade acadêmica da UFPA, que perfaz um montante de 61.938 indivíduos, entretanto a BC recebe uma frequência média de 2.000 usuários dia (UFPA, 2017). Conclui que pesquisas avaliativas sempre fornecem bons indicadores dos pontos fortes e fracos da instituição e por este mesmo motivo é recomendável que trabalhos desta natureza sejam realizados periodicamente a fim de que as instituições se mantenham sempre atinentes as demandas informacionais e interesse de sua razão de ser que é a comunidade usuária.Tese Acesso aberto (Open Access) “Verba volant, scripta manent”: desvendando Annunciada Chaves por meio de seus escritos (1915-2006)(Universidade Federal do Pará, 2024-10-01) COSTA, Elisangela Silva da; SARGES, Maria de Nazaré dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2076421409418420O patrimônio bibliográfico representa um vasto campo de estudo a ser desbravado na academia, sendo assim esta pesquisa possui o objetivo de investigar a trajetória biobibliográfica da intelectual paraense Maria Annunciada Ramos Chaves por meio dos vestígios que ela deixou em sua biblioteca particular. Caracteriza-se como uma pesquisa de cunho biográfico, do tipo bibliográfica e documental. Averigou-se que o acervo analisado contém: documentos oficiais e pessoais, livros, revistas, fotografias, cartões-postais, programas de peças teatrais, recortes de jornais, legislação sobre ensino e anotações diversas - que permitem mapear e construir aspectos do ensino da História entre as décadas de 1930 a 1990. A investigação centrou-se no entendimento da ação dessa protagonista para a promoção do ensino da História analisadas na perspectiva da História da Cultura, em âmbito regional e nacional. Consideram-se, também, diálogos no âmbito dos estudos sobre o patrimônio bibliográfico, colecionismo e bibliofilia, pela análise das instâncias que custodiam e caracterizam um acervo pessoal como um bem cultural. Detectou-se que a professora Annunciada Chaves, apesar de não ser uma historiadora de formação, criou instituições, se profissionalizou e desenvolveu várias atividades que auxiliaram no engrandecimento do ensino da História no Pará. Identificou-se Annunciada Chaves como uma intelectual mediadora, foi jurista, professora, historiadora, gestora e ocupou cargos em instituições culturais e educacionais que lhe proporcionaram um lugar de projeção em uma rede de sociabilidade de intelectuais de relevância local, nacional e internacional, como enunciam as dedicatórias constantes em seus livros. O teor de sua biblioteca pessoal, objeto de estudo desta tese, se configurou como um legado histórico-educativo cujos livros e as dedicatórias neles contidos operam como agentes e testemunhas.
