Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "COSTA, Thiago Miranda"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Robótica educativa e conhecimentos de área e perímetro de figuras planas
    (Universidade Federal do Pará, 2023-06-30) COSTA, Thiago Miranda; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924; http://orcid.org/0000-0001-5206-4354
    Esta dissertação aborda a questão de como a formação de professores para o ensino de robótica pode enriquecer o aprendizado de conceitos geométricos, como área e perímetro, e incentivar a participação de alunos do 5º ano do ensino fundamental em Torneios de Robótica Educativa. O objetivo principal é desenvolver um guia auto-formativo para orientar professores na preparação de alunos para esses torneios, com foco no ensino de geometria. O estudo propõe a integração da Robótica Educativa como ferramenta tecnológica para auxiliar o ensino de matemática, especialmente os conceitos de área e perímetro, nos anos iniciais da educação. Para atingir esse propósito, um guia autoformativo foi elaborado e entregue a três professores participantes. Esse guia foi construído com base em uma Sequência de Atividades planejadas. Os professores avaliaram o material fornecido e responderam a um questionário eletrônico, gerando dados empíricos que foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD). A análise revelou quatro eixos de avaliação: 1) Visão sobre o que é robótica educativa; 2) A viabilidade do guia autoformativo: entre a teoria e a prática; 3) A sequência de atividades e os recursos didáticos: a contribuição para o ensino de área e perímetro; 4) A contribuição do Guia Autoformativo para o incentivo à participação dos alunos e professores nos torneios de robótica educativa. O produto resultante desta pesquisa é um e-book intitulado "Guia Autoformativo para Professores". Este guia visa sensibilizar os professores para o ensino de geometria, especificamente área e perímetro, por meio da robótica educativa. Além disso, busca estimular a participação dos alunos nos Torneios de Robótica Educativa. Os resultados indicaram que, de acordo com os professores entrevistados, o guia educacional desenvolvido pode efetivamente contribuir para o ensino e aprendizagem de área e perímetro, além de promover a participação bem-sucedida dos alunos do 5º ano nos torneios de robótica educativa.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA