Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CRUZ, Erivan Sousa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Temas transversais da química ambiental e história em quadrinhos como ferramentas pedagógicas para o ensino de ácidos e bases
    (Universidade Federal do Pará, 2020-09-28) CRUZ, Erivan Sousa; ROCHA , Edson José Paulino da; http://lattes.cnpq.br/2313369423727020; PEREIRA, Simone de Fátima Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/6059412003152989
    O ensino das ciências tem exigido estratégias metodológicas capazes de lidar com uma enorme gama de conteúdos. Com o objetivo de formar, em sala de aula, cidadãos críticos, cumpre-se apoiar modelos diversos de apresentação do conhecimento. A presente pesquisa teve como objetivo principal, melhorar o processo ensino- aprendizagem no ensino de Química utilizando como ferramenta educacional temas transversais da Química Ambiental e a Revista em Quadrinhos. O tema escolhido foi “Ácidos e Bases” e sua relação com fenômenos ambientais, a exemplo da Chuva Ácida. O software escolhido foi o Hagáquê, um criador de histórias em quadrinhos gratuito e o Paint Shop Pro, um editor de imagem. Foram utilizados questionários de sondagem durante aulas expositivas tradicionais, as respostas dos alunos foram tratadas com o programa Excel. A aplicação da metodologia que incluiu, como núcleo principal, as histórias em quadrinhos, foi realizada em duas etapas: a primeira utilizando uma aula tradicional e a segunda à aula utilizando o tema transversal Chuva Ácida e a revista em quadrinho. A pesquisa tornou possível averiguar a melhora no processo de ensino e aprendizagem avaliada através de questionários que demonstrou um aumento no número de acertos a perguntas objetivas antes e depois do emprego da metodologia alternativa em duas turmas de licenciatura em química (2016 e 2019) com uma média em torno de 30 %. A maioria dos alunos respondeu que possuem “grande interesse” pela disciplina química geral e a totalidade dos alunos concluiu que o uso dos temas ambientais e das histórias em quadrinho pode auxiliar no processo ensino- aprendizagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA