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Navegando por Autor "CUNHA, Rafaela Furtado da"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Educação e desenvolvimento local em Ponta de Pedras – Marajó: dilemas e desafios
    (Universidade Federal do Pará, 2023-03-18) CUNHA, Rafaela Furtado da; CASTRO, Fábio Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787; http://orcid.org/0000-0002-8083-1415
    A relação entre educação e o processo de desenvolvimento econômico e social abrange um campo de estudo composto pelo envolvimento de vários fatores, os quais merecem investigações que possam desnudar as interfaces entre eles e suas implicâncias para a evolução da sociedade. A partir do reconhecimento da importância do tema, que esta dissertação tem por objetivo geral analisar o impacto das condições socioeconômicas sobre o contexto educacional de Ponta de Pedras e implicâncias para o desenvolvimento local. A metodologia abrange uma pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos científicos e documentos oficiais presentes em ambiente virtual. Quanto aos objetivos, o estudo envolve uma pesquisa exploratória e explicativa, cuja abordagem é qualitativa, com o uso da aplicação de entrevistas semiestruturadas, que teve como informantes a equipe gestora das escolas (direção, vice direção e coordenação) e professores das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática do Ensino fundamental II. A pesquisa de campo teve como área de estudo o município de Ponta de Pedras, onde foram selecionadas três escolas municipais: 01 urbana, 01 rural e 01 ribeirinha. Teoricamente, aborda-se o conceito de desenvolvimento local, a visão de Pierre Bourdieu sobre o campo educacional, representações sociais na concepção de Moscovici, bem como as contribuições de Dermeval Saviani. A pesquisa permitiu responder a questão-problema do presente estudo: Como as condições socioeconômicas em Ponta de Pedras impactam no contexto educacional do município e que implicâncias repercutem no desenvolvimento local? Em resposta, verificou-se a confirmação da hipótese básica levantada, ou seja, as condições socioeconômicas do desenvolvimento impactam diretamente no desempenho de crianças e adolescentes, porque se caracterizam por uma série de carências econômicas e sociais que cria barreiras para um ensino e uma aprendizagem capazes de proporcionar uma educação de qualidade. Concluiu-se que é previso investir em infraestrutura, transporte e, sobretudo, na educação, além de promover investimentos para gerar empregos às famílias de modo a diversificar as oportunidades econômicas e dinamizar o desenvolvimento local para impactar positivamente na educação.
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