Navegando por Autor "FACCIO, Tatiana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Acesso aberto (Open Access) Epistemologias e argumentos fundamentadores de teses e dissertações em história da matemática para o ensino de matemática (1990 a 2020).(Universidade Federal do Pará, 2024-03-08) FACCIO, Tatiana; MENDES, Iran Abreu; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; https://orcid.org/0000-0001-7910-1602Este trabalho examina as epistemologias e os argumentos produzidos sobre o uso da História da Matemática para o ensino da matemática nas teses e dissertações acadêmicas defendidas no Brasil no período de 1990 e 2020. O estudo considerou trabalhos com abordagens sobre os temas matemáticos para as séries finais do ensino fundamental. Esta pesquisa desenvolveu-se pelo exame das teses e dissertações com atividades de ensino de matemática que utilizassem como estratégia o uso da História da Matemática. O acesso às teses e dissertações ocorreu por meio do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre a História da Matemática – CREPHIMat, que é um repositório digital de estudos sobre a História da Matemática, com ampla cobertura sobre o tema. Os trabalhos foram analisados com base em um modelo, desenvolvido pela autora, que utilizou como referência a "matriz paradigmática” de Sánchez Gamboa (2018). Nos resultados ficou evidenciado que as pesquisas analisadas não apresentaram uma nova epistemologia ou argumentos originais sobre o uso da História da Matemática para o ensino de Matemática. Apresenta sugestão de possibilidades de aprofundamento da pesquisa e expectativas de que o trabalho contribua para o desenvolvimento do campo de estudo e para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática.
