Navegando por Autor "FERNANDES, Adriano Caldeira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Reflexões e contribuições do estágio supervisionado no curso de licenciatura em química da UFPA(Universidade Federal de Mato Grosso, 2020-08) JESUS, Hebert Heitor Silva de; TOLOSA, Francisco Everdosa; FERNANDES, Adriano CaldeiraArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química(Universidade Federal do Pará, 2018-06) TAVARES, Laís Conceição; MÜLLER, Regina Celi Sarkis; FERNANDES, Adriano CaldeiraO presente artigo tem como objetivo propor o uso de mapas conceituais (MCs) como ferramenta metacognitiva no processo de ensino e aprendizagem em química. A pesquisa envolveu estudantes do curso de licenciatura em química, durante a disciplina de química geral teórica II, na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Belém. Os dados foram obtidos por meio da coleta de MCs construídos pelos discentes. As análises foram realizadas a partir da observação do contato dos estudantes com o objeto de estudo, da forma como os discentes compreendem o conteúdo e da externalização do conhecimento expressa através dos mapas. Os resultados obtidos indicam que através dos MCs é possível compreender melhor as manifestações metacognitivas dos indivíduos, pois os mapas tornam as informações mais acessíveis e permitem perceber a forma como os estudantes compreendem o conteúdo em estudo e como eles relacionam os conceitos em sua estrutura cognitiva. Atualmente é crescente o uso de ferramentas alternativas para o ensino, inclusive na área de ciências da natureza. Desse modo, o uso de MCs foi bem aceito pelos discentes, o que contribuiu significativamente com a formação de futuros docentes, demonstrando a importância desse instrumento para o processo de ensino e aprendizagem.
