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Navegando por Autor "FREITAS, Sandra Cristina Santiago"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Construção de políticas públicas de educação ambiental em Belém do Pará de 1997-2004
    (Universidade Federal do Pará, 2004-10-11) FREITAS, Sandra Cristina Santiago; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8567141884452588
    Esta dissertação aborda a temática Educação Ambiental para Sustentabilidade, procurando analisar na construção do Programa de Educação Ambiental para Belém (PEAMB), do período de 1997 a 2004, relações, processos e conteúdos que caracterizem o desdobramento de políticas públicas educacionais em relação às políticas internacionais, nacionais e estaduais. A investigação sociológica procurou seguir uma postura interdisciplinar e uma perspectiva dialética para apreender o objeto investigado por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Nessa perspectiva, foram contextualizadas, definidas e qualificadas categorias de referência para análise, a saber: Estado ampliado, políticas públicas, Educação Ambiental transformadora e emancipatória; sustentabilidade socioambiental. A Pesquisa documental envolveu o levantamento, a seleção, a coleta, o tratamento e a análise de tratados, legislações, planos, programas, projetos e relatórios construídos no âmbito internacional, nacional (do Brasil), estadual (do Pará) e municipal (de Belém-PA). Os dados constantes nos documentos foram investigados por meio da técnica da análise do discurso, considerando aspectos lingüísticos, sociológicos, políticos e psicológicos do dito e do não dito pelos sujeitos, facilitando a compreensão sobre o teor de conteúdos, intenções e ideologias. Os resultados da pesquisa foram organizados em quatro capítulos: 1. Introdução; 2. A Educação Ambiental no contexto das reformas; 3. Configurando a Educação Ambiental em Belém: ação e emoção; 4. Considerações finais: horizontes e perspectivas da Educação Ambiental em Belém. A análise leva a perceber que em Belém o processo de definição do Sistema Municipal de Educação Ambiental e do PEAMB, indica uma preocupação com os problemas atuais de insustentabilidade e procura concretizar acordos internacionais, bem como determinações nacionais, estaduais e locais que orientem ações de forma qualificadas e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental, tendo como referência central o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, proposto por Sociedades Civis Organizadas de vários países durante a ECO/92 e reafirmado pelo Governo Federal brasileiro, no Programa Nacional de Educação Ambiental, em 2005. Integração, participação popular e controle social foram elementos centrais identificados no complexo processo de construção do PEAMB, que envolveu acúmulos, confrontos e consensos entre a sociedade política e a sociedade civil, tornando peculiar e importante a experiência analisada, durante a gestão de um Governo de esquerda.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Políticas públicas de educação ambiental no estado do Pará: trinta anos de uma trajetória
    (Universidade Federal do Pará, 2013-09) FREITAS, Sandra Cristina Santiago
    Este texto objetiva analisar políticas públicas de Educação Ambiental no Estado do Pará, no período de 1980 à 2010; apontar influências das políticas nacionais de meio ambiente e Educação Ambiental no Pará; e sinalizar algumas contribuições das políticas estaduais de Educação Ambiental para os municípios paraenses. Tal artigo foi ampliado a partir da investigação sociológica com perspectivas interdisciplinar e dialética, cujos resultados são apresentados na dissertação intitulada “Construção de Políticas Públicas de Educação Ambiental em Belém do Pará de 1997-2004”2 , ao Mestrado Acadêmico de Educação, do Programa de PósGraduação do Centro de Educação, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2005.
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