Navegando por Autor "GOMES, Paulo Henrique de Oliveira"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A arte popular entre o real e o imaginário: o imaginário na xilogravura e no cordel de J. Borges(Universidade Federal do Pará, 2016-07-08) GOMES, Paulo Henrique de Oliveira; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A arte popular entre o real e o fantástico: o imaginário na xilogravura e no cordel de J. Borges usa uma investigação sobre a Arte Popular através do estudo da arte de J. Borges e os vários olhares voltados a esse tema desde a primeira metade do século XX. A pesquisa sublinha o entendimento e o posicionamento de artistas e estudiosos sobre o papel da arte do povo brasileiro na criação de uma identidade nacional e cultural, assim como o espaço da arte popular no sistema de arte; particularmente os aportes de Mário de Andrade e Lina Bo Bardi e as considerações de Gilbert Durand e Michel Maffesoli sobre o imaginário. Ao longo dessa narrativa é traçado um panorama possível da arte popular e sua evolução (ou evolução do seu estudo e debate) para ambientar e situar o tema historicamente até os dias atuais. Em meio a isso, a pesquisa apresenta o artista pernambucano J. Borges, reconhecido por seus cordéis e suas xilogravuras. O trabalho tenta demonstrar como o artista é influenciado pelas mais diversas questões e transpõe isso para seu trabalho, fazendo dele um relato de experiências cotidianas, sociais e imaginárias. Pesquisa bibliográfica com entrevistas e observações de campo e de vida se encontram para construir este trabalho e formar uma base - entre tantas possíveis - sobre a qual se pode pensar e discutir a arte popular brasileira.Tese Acesso aberto (Open Access) Mercado do artesanato brasileiro: Aspectos socioeconômicos em um paralelo com as artes e seus sistemas(Universidade Federal do Pará, 2024-01-26) GOMES, Paulo Henrique de Oliveira; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156O mercado do artesanato brasileiro ainda é um segmento que recebe pouca atenção do campo de estudo acadêmico, principalmente na área das artes. Normalmente os olhares acadêmicos voltados a esse segmento recebem enfoque mais voltado aos campos da economia e do desenvolvimento. A tese, resultado dessa pesquisa, busca ampliar esse olhar, considerando a natureza interdisciplinar, na qual está inserida a atividade de produção e circulação das obras artesanais no contexto brasileiro, e criar um quadro que estimule uma visão multidisciplinar sobre esse fenômeno, mostrando onde se conectam arte, economia, mercado, desenvolvimento e políticas públicas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de investigação fenomenológica, considerando ainda, a complexidade própria do tema. Assim sendo, tem como objetivo apresentar um quadro sistematizado das relações do artesanato com o mercado de obras e produtos e, também, mostrar como esse mercado conecta diversos aspectos e campos de estudo como: Artes, Economia e desenvolvimento Social, procurando identificar situações nas quais essas áreas são reconhecidas e de que forma elas atuam em conjunto. Para isso, foram utilizadas diversas ferramentas para se obter as respostas mais esclarecedoras para cada caso com o objetivo de responder questões que exploram a relação do mercado do artesanato com a produção e circulação das obras, assim como os impactos e reflexos dessa cadeia em aspectos da vida social e no processo criativo dos artesãos. Desse modo, a pesquisa também apresenta e analisa algumas políticas públicas que atuam para o desenvolvimento, sistematização e fortalecimento do setor. Além disso, indicar pontos que aproximam e que distanciam esse mercado do outro, o da arte contemporânea, também fazem parte da abordagem. Portanto, essa pesquisa apresenta números, dados e fatos relacionados ao tema por meio de experiências postas no Brasil, buscando apresentar o cenário de forma atualizada trazendo, sempre que possível, a percepção dos agentes envolvidos nesse circuito e apresentando casos aplicados que atuam diretamente na dinâmica desse mercado.
