Navegando por Autor "GOMES, Raphael Carmesin"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A extensão universitária como práxis educativa do bacharel em direito da Universidade Federal do Pará: o caso do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Aldeia Kayapó (2004-2014)(Universidade Federal do Pará, 2017-02-21) GOMES, Raphael Carmesin; OLIVEIRA, Damião Bezerra; http://lattes.cnpq.br/7717970084199162Esta pesquisa objetivaidentificar qual a função da Extensão Universitária na formação do Bacharel em Direito da Universidade Federal do Pará, tendo como estudo de caso o Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular “Aldeia Kayapó” (NAJUPAK). Para alcançar este fim, descreve, de maneira sucinta, a trajetória da instituição universitária, principalmente a da Extensão Universitária, para verificar que tipo de Extensão Universitária se constituiu historicamente na formação do Bacharel em Direito da UFPA. Posteriormente, analisamos a atividade extensionista do Bacharel em Direito enquanto práxis para, então, explorar a práxis do NAJUPAK. A pesquisa adotada, segundo o procedimento de coleta de dados, se baseia em pesquisa documental, principalmente de livros e artigos científicos que auxiliam no percurso teórico da dissertação; na utilização de documentos oficiais que regulamentam a Extensão Universitária (normas jurídicas, relatórios de gestão, etc.); na análise do programa de Extensão selecionado, bem como nos dados coligidosnas entrevistas aplicadas aos sujeitos que, em algum momento de sua formação, participaram do NAJUPAK, dados estes analisados à luz do referencial teórico escolhido e confrontados, constantemente, com as informações recolhidas documentalmente. Com isso, verifica-se que o NAJUPAK foi um verdadeiro contraponto à formação jurídica preconizada pelo curso de bacharelado em Direito da UFPA: enquanto o currículo “oficial” do curso configura-se em torno de disciplinas jurídicas estanques, da tradicional dogmáticajurídica, do positivismo jurídico, das aulas-conferências, o NAJUPAK possibilitou, aos discentes, experiências educativas diferenciadas, conferências, o NAJUPAK possibilitou, aos discentes, experiências educativas diferenciadas, evocando temáticas, autores e metodologias de ensino singulares.
