Navegando por Autor "LIMA, Allana Camyle de Melo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Inglês na Palma da Mão: de um projeto inspirador à construção de um guia digital(Universidade Federal do Pará, 2020-05-12) LIMA, Allana Camyle de Melo; DINIZ, Marcos Monteiro; http://lattes.cnpq.br/7813719832858592Esta pesquisa teve por objetivo construir um produto para auxiliar a prática digital pedagógica de professores de inglês no aplicativo WhatsApp, analisando dados de um projeto chamado de Inglês na Palma da Mão desenvolvido com 25 discentes do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Pará no aplicativo WhatsApp e validando-o junto a um Painel de Especialistas composto por três professores de inglês e três pesquisadores das áreas de ensino/aprendizagem de línguas, aprendizagem móvel e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação. O produto Inglês na Palma da Mão: um guia para auxiliar práticas pedagógicas digitais no aplicativo WhatsApp traz orientações, três atividades e materiais digitais para professores de inglês(GIFs, vídeos, imagens e apresentação em PowerPoint). O referencial teórico baseia-se no conceito de aprendizagem móvel (SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2010; BRAGA, 2017, entre outros), nas discussões sobre as suas vantagens e limitações (SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2010; SILVA; ROCHA, 2017, para citar alguns), na aprendizagem móvel enquanto mediadora na formação de professores (BARAN, 2014; entre outros), na história, definição e funcionalidades do aplicativo WhatsApp (LOPES; VAS, 2016, para citar alguns), bem como na linguagem utilizada pelos usuários no aplicativo (MARTINS; BATISTA, 2005; MAGNABOSCO, 2009, entre outros), e por fim, nas discussões sobre as possibilidades e limitações do WhatsApp como ferramenta pedagógica (OLIVEIRA et al., 2014, para citar alguns). A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como metodologia o estudo de caso (FONSECA, 2002; MARTINS, 2006; DÖRNYEI, 2007). Foram utilizados como instrumentos os registros de interações dos discentes no aplicativo, entrevista individual semiestruturada e diário de pesquisa. Os resultados apontam para a relevância das ações e atividades do projeto por envolverem aspectos da realidade e interesse dos discentes, ampliarem as suas oportunidades de usos da língua, construírem vínculos entre eles, estimularem a reflexão e autonomia dos discentes sobre sua própria aprendizagem, bem como revelarem os desafios e limitações de natureza tecnológica, técnica, e pedagógica vinculados à metodologia no ambiente digital. Os resultados da validação do produto indicaram a necessidade de realização de ajustes quanto a correção textual e ao conteúdo da informação de alguns trechos do material. O guia se mostrou relevante para auxiliar e inspirar professores de inglês de diversos contextos a aplicarem, pensarem e repensarem outras atividades para além das propostas no guia.
