Navegando por Autor "LIMA, Silvana Ferreira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma professora em autoformação: episódios de ensino e aprendizagem no clube de ciências da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2022-08-12) LIMA, Silvana Ferreira; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513; https://orcid.org/0000-0003-1953-7978Tenho como objetivo, nesta pesquisa, compreender em que termos experiências formativas no Clube de Ciências da UFPA-CCIUFPA contribuem para a autoformação docente e contribuem para a constituição do saber científico e interdisciplinar de uma professora em formação. Nesta dissertação, compartilho minhas primeiras experiências como professora no arquipélago do Marajó até minha chegada ao Clube de Ciências da UFPA. Discuto sobre a importância da interdisciplinaridade nas aulas de Ciências e da autoformação docente como processo de construção de identidade, refletindo sobre aprendizagens de docência nesse espaço de educação científica. Assumo a pesquisa narrativa e autobiográfica, de natureza qualitativa, organizando minha prática docente por meio de episódios temáticos narrativos, em diálogo com a literatura pertinente. A pesquisa foi realizada no Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA), localizado no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) na Universidade Federal do Pará, campus-I, Guamá, com crianças do 4º ano do Ensino Fundamental, cuja docência foi realizada por uma equipe interdisciplinar de estagiários advindos das seguintes Licenciaturas: Biologia, Química, Geografia e Pedagogia. O Episódio temático I centrase no desmatamento e queimadas na Amazônia; o Episódio II, sobre o ensino de Física por meio da ludicidade e o Episódio III é sobre minhas experiências em dois eventos internos do CCIUFPA (EXPOCCIUFPA) o evento externo Ciência na Ilha. Das aprendizagens de docência que construí durante esse percurso autoformativo, que me proporcionou crescimento profissional e desenvolvimento de intimidade com o ensino de Ciências. Coloco à disposição de meus colegas o Produto Educacional que produzi em decorrência da experiência vivida no CCIUFPA. É um e-book, em que apresento propostas de atividades investigativas e interdisciplinares com enfoque no ensino de Ciências para professores que atuam na educação básica, quer em espaços formais, querem espaços não formais de educação.
