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Navegando por Autor "LOPES, Maria do Socorro Morato"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A construção da identidade do professor de língua portuguesa na imprensa: uma abordagem discursiva
    (Universidade Federal do Pará, 2012-09-25) LOPES, Maria do Socorro Morato; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar processos de construção da identidade do professor de língua materna na imprensa, legitimada não apenas por seus discursos, mas como uma construção que se estabelece socialmente e encontra na mídia um lugar privilegiado para sua emergência. O corpus é composto por textos coletados de revistas, jornais, blogs e sites, que tratam de ensino de língua portuguesa, assinados por professores ou por outros profissionais. Este trabalho de pesquisa se baseia nos postulados da Análise do Discurso e das Ciências Sociais, por meio dos conceitos de Discurso, Hegemonia e Memória Discursiva, abordados no primeiro capítulo desta dissertação, em que perceberemos como estes conceitos ajudam na reprodução dos discursos (públicos) e na construção identitária do professor de língua portuguesa. A noção de Formação Discursiva é abordada no segundo capítulo, com base nos postulados teóricos de Foucault (2004) e Pêcheux (2009), bem como a circularidade nas posições de Identificação e Contra-identificação. As Formações Imaginárias (PÊCHEUX, 1997) servem de ancoragem teórica para o terceiro capítulo, em que analisamos como os professores ocupam lugares (A, B e R) nos discursos, validados por eles mesmos ou por aqueles que enunciam publicamente. No quarto capítulo discutimos a polêmica estabelecida entre as duas Formações Discursivas por meio da noção Simulacro MAINGUENEAU, 2005), abordada no mesmo capítulo, em que percebemos imagens distorcidas projetadas nos discursos. Buscamos demonstrar a importância dos estudos discursivos no campo do ensino-aprendizagem, partindo do pressuposto de que a formação dos professores tem se dado não apenas por práticas pedagógicas, mas também em práticas discursivas. Na análise destes dados, estamos buscando o lugar discursivo do professor e a maneira que este professor, ao tomar a palavra na imprensa, forja sua identidade. Espera-se com este trabalho verificar como o professor de língua portuguesa tem legitimado sua(s) identidade(s) no ambiente midiático, que tem se mostrado um lugar de grande efervescência discursiva e instância de formação e reprodução de discursos sobre ensino de língua materna.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    A formação para o trabalho docente na fronteira entre a academia, a mídia e o mercado
    (Universidade Federal do Pará, 2019-10-21) LOPES, Maria do Socorro Morato; PESSOA, Fátima Cristina da Costa; http://lattes.cnpq.br/4011084861970140
    Investigar a constituição discursiva do trabalho do profissional docente em revistas especializadas que têm o professor como público-alvo é o objetivo principal desse trabalho de pesquisa, partindo-se da hipótese que essas publicações se propõem a ser instância de formação para esse profissional. Nesse sentido, discussões interdisciplinares foram necessárias para compreender como os discursos sobre o trabalho do professor e sobre sua formação contribuem para a constituição e legitimação de imagens dos profissionais docentes e de sua profissão. Para realizar essa investigação, foram discutidos conceitos que vêm de diversas áreas do conhecimento e que serviram de base para o desenvolvimento da pesquisa: de maneira central, o conceito de prática discursiva, com base nos postulados teóricos de Foucault (1987) e Maingueneau (1997, 2008a), e o conceito de trabalho, com base nos estudos de Certeau (1982, 1998) direcionaram a pesquisa. Com a finalidade de empreender o estudo, os discursos que circulam nas revistas especializadas servirampara compor o corpus da pesquisa, por se mostrar pertinente para discutir a constituição do trabalho docente, jáque essas publicações têm um espaço legitimado na mídia e no mercado, o que demonstra sua inserção social e sua legitimação como produto de consumo para os professores. No escopo da pesquisa, compreende-se que as revistas são mídiuns (MAINGUENEAU, 2013) pelos quais efeitos de sentidos são mobilizados e (re)produzidos. Os gêneros escolhidos para o trabalho de análise foram os editoriais, as capas das revistas e os artigos assinados por professores ou entrevistas com professores, para uma compreensão das relações que se estabelecem para que a prática discursiva de fronteira seja colocada em funcionamento. Com o objetivo de enriquecer as discussões, as noções de cena de enunciação (MAINGUENEAU, 2005) e de dêixis discursiva (MAINGUENEAU, 1997) foram discutidas no capítulo de análise.A análise da prática discursiva mobilizada nas revistas permite compreender como essas publicações colocam em funcionamento discursos de uma fronteira híbrida, na qual convergem discursos da academia, da mídia e do mercado. Considera-se, assim, que esses periódicos colocam em funcionamento uma prática discursiva, que mobiliza sujeitos e identidades, ao mesmo tempo em que a legitimação dos lugares daqueles que escrevem na cena midiática, sejam jornalistas, editores, professores, se realiza pelos efeitos de sentido que os textos veiculados produzem. As discussões empreendidas permitiram compreender como os discursos sobre o trabalho do professor e sobre sua formação aparecem nessas publicações especializadas e (re)produzem imagens que formam profissionais e verdades sobre a profissão.
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