Navegando por Autor "LORDELO, Eulina da Rocha"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Ambiente de desenvolvimento e início da vida reprodutiva em mulheres Brasileiras(2011) LORDELO, Eulina da Rocha; MOURA, Maria Lucia Seidl de; VIEIRA, Mauro Luís; BUSSAB, Vera Sílvia Raad; OLIVA, Angela Donato; TOKUMARU, Rosana Suemi; BRITO, Regina Célia SouzaModelos teóricos inspirados na teoria da história de vida têm avaliado padrões de reprodução humanos em países desenvolvidos, com resultados ainda não conclusivos. Em vista das condições de vida na população brasileira, foram investigadas relações entre marcos da carreira reprodutiva feminina, condições ambientais e variáveis psicossociais relacionadas às condições de criação. Foram entrevistadas 606 mulheres em seis estados. Os resultados apóiam a teoria da história de vida, mostrando associações entre condições de vida na infância e início da vida sexual e da reprodução, mas não com a idade da menarca. Sugerimos que diferentes marcadores da vida reprodutiva podem estar sob controle de diferentes fenômenos e que a diversidade de condições da população brasileira oferece contextos alternativos para testar hipóteses.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Socialização econômica: conhecendo o mundo econômico das crianças(2010-08) LAUER-LEITE, Iani Dias; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; LORDELO, Eulina da Rocha; LELLIS, Irani LauerO aprendizado de conceitos econômicos e os comportamentos econômicos de crianças são objetos de estudo da Socialização Econômica, uma área que tem atraído a atenção de pesquisadores, tanto da Psicologia do Desenvolvimento quanto da Psicologia Econômica. Os estudos têm aumentado significativamente nos últimos anos em outros países, mas no Brasil poucas pesquisas têm sido desenvolvidas. Este artigo objetiva apresentar a socialização econômica como uma área de pesquisa promissora e em franco desenvolvimento, mediante a discussão de três questões fundamentais inerentes à área: 1) As fases de desenvolvimento do pensamento econômico, 2) Variáveis que interferem na socialização econômica e 3) Comportamentos econômicos de crianças. No decorrer do artigo são evidenciados os principais resultados que pretendem responder às questões citadas e são mencionadas as lacunas a preencher, como possibilidades de pesquisas a realizar. Finaliza-se com sugestões para uma agenda brasileira de pesquisas.
