Navegando por Autor "MARINHO, Karem Keyth de Oliveira"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação matemática e educação especial: reflexões sobre os relatos de experiências docentes de professores de matemática(Universidade Federal do Pará, 2016-06-29) MARINHO, Karem Keyth de Oliveira; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XUm dos maiores desafios educacionais da atualidade é tornar a escola um espaço inclusivo capaz de atender seus educandos a partir do reconhecimento e respeito de suas singularidades. E para a concretização desse espaço temos o professor com um relevante papel visto a possibilidade de desenvolver um ensino inclusivo em sala de aula. No entanto, se tratando de Educação Matemática há a necessidade de investigar como se dá a atuação do professor de Matemática visto que as poucas discussões dessa temática podem influenciar suas práticas pedagógicas. Fato este vivenciado na trajetória acadêmica e profissional da autora deste estudo. Assim sendo, objetivamos nesta pesquisa refletir sobre os relatos de experiências vivenciadas e narradas pelos professores de Matemática, atuantes em Tabatinga - AM, sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência em salas comuns de escolas regulares. E, consequentemente, responder a nossa questão de pesquisa enunciada como: Quais os reflexos das experiências de professores de Matemática no ensino de Matemática de alunos com deficiência? Para tanto nossos pressupostos teóricos e legais estão fundamentados em documentos nacionais e internacionais, em estudos voltados para a prática do docente em uma perspectiva inclusiva. Quanto ao delineamento metodológico do estudo, realizamos, por meio de uma abordagem qualitativa, entrevistas com os professores de Matemática atuantes na rede pública de ensino do município de Tabatinga-AM, egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas e as analisamos por meio de categorias construídas a partir das narrativas dos professores, e considerando os direcionamentos apontados no roteiro da entrevista. Diante dos resultados, percebemos que a falta de conhecimentos acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e apoio por parte da escola são os principais fatores que dificultam a realização de práticas pedagógicas. A formação inicial e continuada foi outro aspecto muito comentado pelos docentes que além de sugerirem mais discussões sobre a temática ainda se mostraram motivados e interessados a participar de formações que contemplem esses conhecimentos. Ainda assim, vimos que alguns professores realizam práticas inclusivas em suas aulas de Matemática, no entanto recomendamos que se oportunizem mais ações na formação inicial e continuada, e que o apoio escolar seja mais efetivo tanto para o professor quanto para o aluno.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Percepção de professores de matemática em formação inicial acerca do uso do aplicativo Plickers como ferramenta avaliativa de aprendizagem(Universidade Federal de Mato Grosso, 2020-08) MARINHO, Karem Keyth de Oliveira; NICOT, Yuri Expósito; SALES, Elielson Ribeiro deO presente estudo investigou a percepção delicenciandos emMatemática sobredo uso do aplicativo Plickerscomo ferramenta avaliativa de aprendizagem a partir de uma pesquisa qualitativa configurada como participante, fazendo o uso dequestionários e observação participante. Os 11 sujeitosda pesquisa realizaram uma avaliação formativa utilizandoo aplicativo e, logo após,oavaliaramtécnica e pedagogicamente. Os resultados evidenciaramo interesse dos acadêmicos em utilizar o Plickers, na qual indicarampoucas dificuldades de operacionalização e,na medida em que a tarefa era desenvolvida, adotaram uma postura crítica-reflexiva. Verificamos que o Plickerspode se constituir em uma ferramenta tecnológica relevante para as aulas de Matemáticae percebemos que pesquisas como estasvão além da avaliação do recurso, contribuindo na formação inicial de professores, dado que possibilitam um olhar crítico diante da tarefa realizada, que neste estudo, estava voltadapara os aspectos acerca de novas possibilidades avaliativas da aprendizagem.
