Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MEDEIROS, Evandro Costa de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    História e aprendizados de vida na pedagogia do campo
    (Universidade Federal do Pará, 2009-06) ANJOS, Maura Pereira dos; MEDEIROS, Evandro Costa de
    Este artigo discute a formação de educadores oriundos de áreas de Assentamentos no Curso de Pedagogia do Campus, ofertado pela Universidade Federal do Pará, na região sudeste do Estado. Nosso objetivo é entender a influência das histórias de vida na formação de educadores. Utilizamos como metodologia a análise das produções/relatos das histórias de vida (JOSSO, 2004). Os resultados, a partir da análise dos relatos, são que as marcas e aprendizados gerados da sua condição de agricultor (a), dos processos migratórios que vivenciaram, da participação nas lutas e ocupações da terra em que moram, a vivência descontínua entre campo e cidade, e as consequências, como as diversas interrupções na escolarização, contribuiu tanto na sua constituiçaõ como sujeitos, transformando-os em militantes do moviemnto sindical, como para tornarem-se educadores nas localidades onde moram, e educandos em formação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Notas sobre pesquisa como princípio educativo
    (Universidade Federal do Pará, 2008-06) CRUZ, Carlos Renilton Freitas; ESTUMANO, Evanildo Moraes; MEDEIROS, Evandro Costa de; SOUSA, José da Cruz
    Reflexão sobre o processo educativo com vistas a proporcionar aos educandos a capacidade de questionamento, problematização e intervenção crítico-criativa na realidade. Analisa-se a pesquisa como princípio educativo, por meio de pesquisa bibliográfica, a partir da necessidade gerada nas experiências dos autores no campo de formação em programas de ensino e extensão universitária. Os argumentos básicos são que a aprendizagem é um produto “fenomenológico” resultado da atividade questionadora do sujeito, que ocorre por meio do significado que as coisas têm para as pessoas envolvidas. Resultante da reflexão teórico-prática considera-se a pesquisa como elemento curricular capaz de articular teoria e prática, cotidiano e saber escolar, como meio de construir aprendizagens que resultem em atitude ativa sobre a realidade pesquisada, reflexo da apreensão do sentido do conhecimento.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA