Navegando por Autor "MELO, Maria Marcilene"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Geometria e educação infantil: percepções sobre o trabalho docente com crianças(Universidade Federal do Pará, 2023-08-22) MELO, Maria Marcilene; MACHADO JUNIOR, Arthur Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/3148593292236740; https://orcid.org/0000-0002-9933-2894A presente pesquisa perpassa pela seguinte questão de investigação: em que termos a construção do pensamento geométrico das crianças vem sendo proposta nas práticas pedagógicas da Educação Infantil? Para tanto, adotamos como fundamentação teórica as ideias de Imbernón (2009, 2011) sobre a importância da formação continuada, de Lorenzato (2018) e de Valente (2014), abordando a geometria da criança, e os documentos oficiais RCNEI (1998), DCNEI (2009) e BNCC- EI (2017). O objetivo deste estudo versa sobre compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores(as) de educação infantil na construção do pensamento geométrico das crianças. Desse modo, o processo formativo foi desenvolvido no município de São Francisco do Pará, por meio de um curso de formação para 5 coordenadores e 23 professores de educação infantil. A implementação ocorreu no 1º semestre de 2022 e o método da pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante. Optou-se pela Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2011, 2016), para análise dos dados coletados e utilizou-se para a construção das coletas de dados os seguintes instrumentos;(I) questionário; (II)diário de campo, para as observações sistemáticas;(III) vídeos e áudios. A pesquisa inspirou as atividades que constituem o produto educacional em formato de e-book. Em relação aos resultados, emergiram novos paradigmas como a relevância da formação continuada para o desenvolvimento de novas práticas e o conhecimento individual e coletivo do professor sobre o objeto investigado.
