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Navegando por Autor "MONTEIRO, Luis Carlos Pereira"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Relação entre simetria facial e expertise artística na preferência estética por faces
    (Universidade Federal do Pará, 2022-03) MONTEIRO, Luis Carlos Pereira; TEIXEIRA, Rachel Coêlho Ripardo; http://lattes.cnpq.br/7663300976857946; https://orcid.org/0000-0003-0515-7560; SOUZA, Givago da Silva; http://lattes.cnpq.br/5705421011644718; https://orcid.org/0000-0002-4525-3971
    A simetria visual está presente quase universalmente em ambientes naturais e artificiais. Sua importância está tanto em níveis perceptuais como cognitivos. O processamento de simetria, em especial o da simetria bilateral, é rápido, eficiente e resistente a ruído. Os humanos, tal como outras espécies, apresentam uma preferência por esses estímulos visuais simétricos, preferência esta influenciada por fatores como idade, sexo e treinamento artístico. Em particular, o treinamento artístico em artes visuais parece diminuir a rejeição por assimetria em estímulos abstratos, mas não se sabe se a mesma tendência seria observada relativamente a estímulos concretos como faces humanas. Neste trabalho, investigou-se o papel da expertise em artes visuais, música e dança, na percepção de beleza e atratividade de faces humanas com diferentes assimetrias. Com este objetivo, a beleza e atratividade de 100 fotografias de faces (50 masculinas e 50 femininas) com diferentes graus de assimetria foram avaliadas por 116 participantes com diferentes níveis de especialização em arte. A expertise artística nas três modalidades artísticas citadas foi estipulada através de um Questionário de Experiência em Artes. A assimetria facial foi obtida a partir de técnicas de morfometria geométrica no software MorphoJ. Estratégias de modelagem multinível (anova para medidas repetidas, correlação para medidas repetidas e modelos lineares mistos) foram utilizadas para análise estatística. A expertise em artes visuais e dança foi associada à extensão em que a assimetria facial influenciou as classificações de beleza atribuídas às faces. Quanto maior a expertise em artes visuais e dança, mais indiferente à assimetria facial o participante era em relação à avaliação de beleza. O mesmo efeito não foi encontrado para a expertise em música ou para avaliações de atratividade. Tais achados são importantes para ajudar a entender como a avaliação estética facial é modificada pelo treinamento artístico e a diferença entre as avaliações de beleza e de atratividade.
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