Navegando por Autor "MONTEIRO, Rui Guilherme dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Um análise dos princípios da aprendizagem significativa no ensino através de temas(Universidade Federal do Pará, 2015-03-06) MONTEIRO, Rui Guilherme dos Santos; BRITO, Licurgo Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/5100592138044970; https://orcid.org/0000-0001-8363-8971Esta dissertação é o registro de uma pesquisa com objetivo geral investigar como as relações entre aprendizagem significativa e abordagem temática se estabelecem e como contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de ciências. A pesquisa se desenvolve a partir da Abordagem Temática de Delizoicov et al. e da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, cujo pilar central é o ensino a partir do conhecimento prévio do educando. Uma experiência pedagógica de ensino de Física fundamentada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov et al. foi desenvolvida em uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Ananindeua-PA, em que participaram inicialmente 25 alunos de uma turma da Educação de Jovens e Adultos durante um bimestre. Esta pesquisa qualitativa apoiou-se em questionários, observações diretas, rodas de conversa e relatos escritos dos educandos gerando o material empírico que possibilitou a identificação de princípios da Aprendizagem Significativa em cada um dos três momentos pedagógicos. Na Problematização Inicial, foi possível identificar dois princípios da teoria de Ausubel: Diferenciação Progressiva e Consolidação; na Organização do Conhecimento evidenciamos a Diferenciação Progressiva, a Reconciliação Integrativa, a Organização Sequencial e a Consolidação; enquanto que na Aplicação do Conhecimento destacamos a Consolidação. As análises feitas nesta dissertação fornecem subsídios teóricos e didático-pedagógicos a educadores e pesquisadores visando o favorecimento da Aprendizagem Significativa em contexto escolar.
