Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MONTEIRO, Samara de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A formação do leitor literário através do livro “Pequenas Descobertas do Mundo” de Clarice Lispector
    (Universidade Federal do Pará, 2015-08-19) MONTEIRO, Samara de Oliveira; FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de; http://lattes.cnpq.br/8640178343507222
    O presente trabalho se originou da decisão de trabalhar o letramento literário dentro da aula de Língua Portuguesa em uma turma de 25 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual de Ensino Fundamental e Médio no município de Castanhal, cidade localizada a aproximadamente 73 km de Belém. O trabalho que se desenvolveu ao longo de um mês (sete aulas de duas horas cada), buscou proporcionar o contato inicial com o texto literário através da leitura de quatro textos do livro Pequenas descobertas do mundo da escritora Clarice Lispector: Tortura e glória, Restos do carnaval, O primeiro beijo e Banhos de mar. As atividades foram fundamentadas de acordo com a sequência didática básica proposta por COSSON (2006) e com as estratégias de leitura propostas por GIROTTO & SOUZA (2011), que priorizam o caráter comunicativo do texto literário e a explicitação das habilidades utilizadas pelos professores, leitores mais experientes, para os seus alunos, viabilizando assim, o entendimento dos mecanismos colocados em ação no momento da leitura de um texto literário. A leitura integral dos textos em sala de aula, com pausas para explicitação de estratégias de leitura usadas e comentários sobre cada texto foi acompanhada da leitura de outros textos de diversos autores, assim como a escuta de músicas, a apresentação de vídeos e imagens. Acreditamos que a realização deste trabalho se deu de forma positiva e satisfatória porque favoreceu o contato dos alunos com uma das principais escritoras brasileiras e promoveu momentos bastante proveitosos de diálogo entre a turma e a professora sobre os textos lidos e serviu para abrir o caminho para os alunos continuarem a buscar nos textos literários momentos de fruição e aprendizagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA