Navegando por Autor "MORAES, Marcos Evandro Lisboa de"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia(Universidade Federal de Mato Grosso, 2017-06) SANTOS, Felipe Moraes dos; MORAES, Marcos Evandro Lisboa de; SALES, Elielson Ribeiro deO presente artigo refere-se ao acesso de informações no âmbito da matemática de nível superior.O objetivo é que esses estudantes façam uso de softwares que atendam suas necessidades com certa autonomia e propõe a utilização destes, tanto por alunos quanto por professores que tenham a necessidade de preparar materiais específicos para pessoas com deficiência visual. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo, a partir do estudo de caso. As técnicas utilizadas foram entrevista semiestruturada e o uso de exercícios com a utilização do software Braille Fácil. A pesquisa teve como participante um aluno deficiente visual graduando em Matemática e concluiu-se que o software citado possibilita certa autonomia a uma pessoa com deficiência visual, além de ser acessível a pessoas que não dominem completamente a simbologia Braille.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A leitura tátil e os efeitos da desbrailização em aulas de matemática(Universidade Federal do Pará, 2016-03-23) MORAES, Marcos Evandro Lisboa de; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XEste estudo aborda meios de utilização do Código Braille, a fim de fazer com que o aluno deficiente visual aproprie-se de estruturas de matemática numa perspectiva de utilização de elementos de matemática, a partir de matemática em Braille em escola pública da cidade de Belém/Pa, tendo como questão motivadora: Quais os desdobramentos dos efeitos de desbrailização em aulas de matemática para uma aluna cega do ensino fundamental?, sendo o objetivo da pesquisa, analisar os efeitos da desbrailização em aulas de matemática escolar para uma aluna cega incluída no ensino regular. Nesse habitat sensorial, o aluno deficiente visual necessita analisar, a todo instante, informações que lhes chegam a fim de tomar decisões que lhe sejam mais convenientes e ajustadas, com mediações do professor, interagindo com o aluno de forma mais efetiva e assim fazer com que as tarefas assumam um outro direcionamento. Metodologicamente, instrumentos como entrevistas, filmagens, depoimentos, acompanhamentos de aula em ambiente não regular de ensino foram necessários com o propósito de que o estudo fosse desenvolvido na perspectiva de pesquisa com abordagem qualitativa. Também entrevistas semiestruturadas fizeram parte da estrutura de coleta de dados. Nesse estudo, vimos que para estimular o processo de ensino e aprendizagem, houve a necessidade de elaborar estratégias mais consistentes no intuito de atrair cada vez mais o aluno, preferencialmente explorando tanto quanto possível, a percepção tátil, e neste caso, criou-se um produto didático adaptado a fim de substancializar o estudo de ângulos, incentivando a escrita e a leitura em Braille. Os resultados obtidos mostraram a carência de preparação de materiais em Braille para alunos deficientes visuais implicando em episódios de desbrailização e a necessidade de investigações no sentido de apontar caminhos que diminuam os obstáculos enfrentados por estudantes na condição de deficiência.Tese Acesso aberto (Open Access) As percepções de atores da educação especial ante a atuação enquanto ledor para pessoas com deficiência visual(Universidade Federal do Pará, 2023-04-06) MORAES, Marcos Evandro Lisboa de; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XA pesquisa trata da preparação específica de profissionais da educação na condição de Ledor para assessoria às pessoas com deficiência visual . Tem como objetivo analisar de que forma profissionais atuantes nesta área interagem em função de apropriação de percepções no percurso dessa preparação. A condição de instrumento de acessibilidade, enquanto formação, conduz essa pesquisa. Nesse sentido, se buscou atender ao questionamento: Quais as percepções de profissionais de educação especial em percurso de formação de Ledor para pessoas com deficiência visual? O apoio dos fundamentos de defectologia de Vygotski e de elementos dos pressupostos teórico-filosófico verificados em Investigações filosóficas de Wittgenstein acerca de linguagem e conceituações com reflexões acerca de “ver e o ver como” segundo ponderações de Gottschalk (2006), alicerçou nossa pesquisa aditada com aspectos focais sobre deficiência visual/desbrailização: Moraes (2016), conceituação: Barros (2016), parametrização: Carlomagno e Rocha (2016), formação: Gonçalves (2000), ledor: Machado (2020) e Canuto (2022) dentre outros. Esse aporte possibilitou diálogos sobre o percurso e percepções dos colaboradores de pesquisa, participantes do curso Ledor 2021, realizado a partir de solicitação do Professor Arlindo Gomes de Paula, ex-Diretor da UEES Prof. Astério de Campos. A metodologia qualitativa utilizada no texto de pesquisa abrange preparação para atuar em acessibilidade à leitura tanto de textos comuns quanto com variações gráficas. A construção desse instrumento Ledor se justifica porque no mercado paraense não havia ferramenta pedagógica que atendesse a demanda para trabalhar na condição de Ledor. A tese mostrou exequibilidade frente a preparação de Ledor instrumental para pessoas com deficiência visual, que há questões propostas por instituições promotoras de processos seletivos que se apresentam na contramão do processo inclusivo e que há necessidade de aplicação de política educativa nacional de descrição de imagens na escolaridade de educação básica.
