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Navegando por Autor "MORAES, Ronaldo Nogueira de"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Concordância verbal em textos de alunos do ensino fundamental maior: variação e ensino
    (Universidade Federal do Pará, 2018) MORAES, Ronaldo Nogueira de; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834
    Este trabalho investiga os padrões de concordância verbal usados por alunos dos anos finais do ensino fundamental – 8º e 9º anos –, de uma escola pública do município de Santo Antonio do Tauá–PA. À luz da Sociolinguística Variacionista, procedeu-se a uma análise de cunho variacionista em textos dos gêneros crônica, artigo de opinião e relato, produzidos em sala de aula, a fim de observar o uso, por parte dos alunos, da concordância verbal de terceira pessoa do plural em suas produções escritas. A análise dos condicionamentos linguísticos e extralinguísticos visa à identificação dos fatores que efetivamente afetam o uso linguístico dos alunos, de modo a servir de informação para a elaboração de uma proposta didático pedagógica de intervenção que possa auxiliar o professor e possibilitar ao aluno a ampliação de sua competência comunicativa e repertório linguístico sobre o tema em questão. A proposta didático-pedagógica de intervenção foi elaborada com base nos pressupostos de uma proposta experimental para o ensino de gramática em três eixos (VIEIRA, 2017), que concebe os fenômenos gramaticais como: (i) elementos que permitem uma abordagem reflexiva da gramática, por meio do desenvolvimento de atividades de natureza linguística, epilinguística e metalinguística a serem conduzidas no interior da prática de leitura de textos (FRANCHI, 2006; GERALDI, 2006; FOLTRAN, 2013); (ii) recursos expressivos necessários à construção dos sentidos do texto (NEVES, 2006; PAULIUKONIS, 2013); e (iii) instâncias de manifestação de normas/variedades (cultas e populares), relacionando o ensino de gramática ao plano da variação linguística (VIEIRA, 2013a; 2013b; GÖRSKI; FREITAG, 2013), como forma de promover o desejável domínio das estruturas variáveis segundo os contínuos de variação (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005). Para a coleta dos textos objetos de análise, aplicaram-se atividades envolvendo cada um dos gêneros, em que, ao final destas, um texto representativo de cada gênero foi produzido. Além disso, aplicou-se às turmas um teste de percepção com o objetivo de verificar o grau de percepção do aluno frente às formas padrão e não padrão de concordância verbal; o referido teste foi elaborado com base em outros trabalhos que visaram à observação dos falantes frente ao fenômeno variável em estudo nesta dissertação (BORTONI-RICARDO, 2008b; GAMEIRO, 2009). Realizou-se uma análise quantitativa dos dados provenientes dos textos dos alunos por meio do programa de regra variável VARBRUL, que mostrou significativa influência de fatores como posição do sujeito na frase, distância entre o sujeito e o verbo, saliência fônica, paralelismo formal no nível da cláusula e animacidade do sujeito. Com base nos resultados obtidos e nas reflexões sobre ensino de gramática e em particular o de concordância verbal, elaborou-se uma proposta de intervenção como forma de oferecer a professores e alunos uma alternativa ao estudo da concordância verbal que leve o aluno a refletir e operar sobre a linguagem, fazendo uso mais consciente das regras variáveis de concordância em situações de maior ou menor monitoramento, segundo as intenções e propósitos comunicativos.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Uso do artigo diante do nome próprio no português brasileiro: estudo a partir do corpus do Atlas linguístico
    (Universidade Federal do Pará, 2023-05-25) MORAES, Ronaldo Nogueira de; LIMA, Alcides Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2565242209879834; https://orcid.org/0009-0002-9250-1613
    Amparada no arcabouço teórico-metodológico da Dialetologia e da Geolinguistica (CHAMBERS, TRUDGILL, 1994, FERREIRA, CARSOSO, 1994; CARDOSO, 2010), da Sociolinguística Variacionista (SILVA-CORVALÁN, 1989; LABOV, 2008) e do aparato metodológico da Geossociolinguistica (CARDOSO; RAZKY, 1997; RAZKY, 1998; LIMA, 2003; LIMA; RAZKY; OLIVEIRA, 2020), esta tese objetivou fazer uma descrição, análise e mapeamento da variação do uso do artigo definido antes de nome próprio de pessoas OS antropónimos no corpus utilizado para análise nesta tese. Partiu-se da hipótese de que o português brasileiro contemporâneo apresenta tendência ao uso do artigo antes de nome próprio, que configura a estrutura "artigo definido nome próprio". Levantou-se, ainda, a hipótese de que este uso estaria se espalhando pelo território brasileiro, atingindo áreas que tradicionalmente se caracterizam pelo não uso do artigo no contexto aqui observado. A amostra analisada nesta tese é proveniente do corpus do Projeto Atlas Linguistico do Brasil Projeto ALIB referente às 25 capitais que constituem a rede de pontos do referido Projeto. Da audição na integra das 200 entrevistas linguisticas do Projeto ALIB constituídas pelos questionários Fonético-Fonológico, Semântico-Lexical e Morfossintático, e pelos Discursos Semidirigidos (cerca de 700h de fala continua) extrairam-se os 2.645 dados da análise final, que foram submetidos ao tratamento estatístico por meio do programa computacional GoldVarb X, que auxiliou na análise quantitativa. A análise quantitativa e linguística dos dados deu-se mediante o controle de variáveis de natureza linguistica e extralinguística, a fim de se levantar os fatores que estariam condicionando o uso do artigo antes de nome próprio. Os resultados mostraram uso majoritário do artigo definido diante de antropónimo nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, e não uso majoritário do artigo na Região Nordeste. Os dados foram analisados em função de dois contextos de ocorrência distintos: quando o nome próprio figura como "isolado", há tendência em não se usar artigo: das 533 ocorrências, 402 (75.4%) apareceram sem artigo anteposto, e 131 delas (24,6%) apareceram antecedidas de artigo, já quando o nome próprio figura em estruturas sentenciais, a tendência observada é a de uso do artigo: das 2.112 ocorrências, 1.301 (61,6%) são articuladas e 811 (38.4%) não são articuladas. O programa GoldVarb X selecionou como significativos os seguintes grupos de fatores, na ordem de significância: capital, função sintática, antropônimo como item de enumeração, tipo de antropónimo, sexo, circunstância em que o antropônimo é citado, estrutura do sintagma nominal.
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