Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MOREIRA, Amanda Sylmara da Rocha"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O raciocínio hipotético-dedutivo e a experimentação investigativa no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz
    (Universidade Federal do Pará, 2021-09-17) MOREIRA, Amanda Sylmara da Rocha; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806
    O presente estudo tem como objetivo analisar como os participantes do Clube de Ciências desenvolvem os Passos e o Padrão de Raciocínio se / e / então / e ou mas / portanto proposto Lawson, baseada na Sequência de Ensino Investigativo sobre geometria com um grupo de crianças do 6º ano do Ensino Fundamental em um Clube de Ciências. Para isto, tivemos como base o referencial teórico sobre o Raciocínio Hipotético-Dedutivo e a Sequência de Ensino Investigativo em Atividades Experimentais. Este estudo tem características da Pesquisa Participante com abordagem qualitativa, o lócus da pesquisa foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, a execução da Atividade Experimental ocorreu no período de 14 e 21 de setembro de 2019, contando com a colaboração de três Professores -Monitores e de oito alunos. Utilizamos como instrumentos de constituição de dados a vídeo gravação, fotografia, os áudios e notas de campo, com posterior a transcrições das falas dos sujeitos, do referido Padrão de Raciocínio e os Passos que guiam a investigação científica. Nos resultados percebemos que os grupos desenvolveram os Passos e o Padrão de Raciocínio nas suas falas iniciado pelas observações intrigantes e finalizando pela conclusão da problemática, portanto. Assim, os resultados demonstram a presença dos Passos e do Padrão de Raciocínio nas falas dos alunos durante a Sequência de Ensino Investigativo, apontando para o desenvolvimento do Raciocínio Hipotético-Dedutivo. Portanto, concluímos que o Padrão de Raciocínio proposto por Lawson é de grande relevância para estimular os alunos a produzirem seu próprio conhecimento a partir de um problema a ser solucionado.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA