Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MOREIRA, Auricilene Gomes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Educação empreendedora e transformadora no ensino médio: (Re) aproveitamento de resíduos sólidos
    (Universidade Federal do Pará, 2024-05-22) MOREIRA, Auricilene Gomes; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748; GODOY, Sara Gurfinkel Marques de; http://lattes.cnpq.br/3676165040937391
    Este estudo investiga a percepção dos professores acerca da educação empreendedora e sua integração com a gestão de resíduos sólidos no ensino médio, destacando a importância da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento de competências para o século XXI. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, foram coletados dados via questionários no Google Forms e analisados qualitativamente com o auxílio de gráficos, o que permitiu uma organização e interpretação eficazes das informações. Os resultados apontam para a necessidade de práticas pedagógicas que promovam a consciência para o desenvolvimento sustentável, utilizando abordagens modernas para engajar os alunos. A pesquisa resultou na criação de um E-book Didático de Design Thinking, que apoia os professores na implementação de uma metodologia ativa e interdisciplinar. Este material é projetado para incentivar a colaboração dos estudantes no desenvolvimento e implementação de projetos, alinhados com as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. O Design Thinking é enfatizado como uma abordagem centrada no aluno para resolver problemas complexos de maneira criativa e prática. O estudo ressalta a importância de equipar tanto docentes quanto discentes com habilidades práticas e uma perspectiva inovadora, preparando-os para enfrentar os desafios atuais e promover a sustentabilidade ambiental. Portanto, considero que a dissertação contribui significativamente para o campo educacional, demonstrando a integração efetiva da educação empreendedora no currículo escolar e preparando os alunos para um futuro responsável e sustentável.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Brasão UFPA