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Navegando por Autor "MOURA, Maria Lucia Seidl de"

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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Ambiente de desenvolvimento e início da vida reprodutiva em mulheres Brasileiras
    (2011) LORDELO, Eulina da Rocha; MOURA, Maria Lucia Seidl de; VIEIRA, Mauro Luís; BUSSAB, Vera Sílvia Raad; OLIVA, Angela Donato; TOKUMARU, Rosana Suemi; BRITO, Regina Célia Souza
    Modelos teóricos inspirados na teoria da história de vida têm avaliado padrões de reprodução humanos em países desenvolvidos, com resultados ainda não conclusivos. Em vista das condições de vida na população brasileira, foram investigadas relações entre marcos da carreira reprodutiva feminina, condições ambientais e variáveis psicossociais relacionadas às condições de criação. Foram entrevistadas 606 mulheres em seis estados. Os resultados apóiam a teoria da história de vida, mostrando associações entre condições de vida na infância e início da vida sexual e da reprodução, mas não com a idade da menarca. Sugerimos que diferentes marcadores da vida reprodutiva podem estar sob controle de diferentes fenômenos e que a diversidade de condições da população brasileira oferece contextos alternativos para testar hipóteses.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Atividades acadêmicas na rotina de crianças ribeirinhas participantes do Programa Bolsa Família
    (2013-06) FREIRE, Viviam Rafaela Barbosa Pinheiro; SILVA, Simone Souza da Costa; PONTES, Fernando Augusto Ramos; BORGES, Júlia de Almeida Roffé; MOURA, Maria Lucia Seidl de
    Este artigo objetiva descrever a rotina referente à vida acadêmica de crianças atendidas pelo Programa Bolsa Família em uma comunidade ribeirinha amazônica. Participaram do estudo 30 crianças: 16 meninas e 14 meninos. Foram utilizados os Inventários Sociodemográfico e o de Rotina. Os principais resultados indicaram que a atividade de ir para a escola ocupa 16% de um dia de semana, o dever de casa atinge 3% e não há leituras fora do ambiente escolar. No fim de semana, as crianças não realizam dever de casa ou leituras. A participação parental na rotina dos filhos e filhas é restrita. Ações de envolvimento e capacitação das famílias ribeirinhas são necessárias para que estas participem e estruturem atividades acadêmicas nas rotinas das crianças.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos do Brasil
    (2004-12) MOURA, Maria Lucia Seidl de; RIBAS JÚNIOR, Rodolfo de Castro; PICCININI, César Augusto; BASTOS, Ana Cecília de Sousa Bittencourt; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; VIEIRA, Mauro Luís; SALOMÃO, Nádia Maria Ribeiro; SILVA, Algeless Milka Pereira Meireles da; PFITZER, Anna Karina da Silva
    Cognições parentais constituem importante componente do contexto sociocultural em que se dá o desenvolvimento infantil, e a literatura brasileira sobre o tema é ainda escassa. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre conhecimento sobre desenvolvimento infantil e variáveis da mãe e do bebê. Foi estudada uma amostra de 405 mães primíparas, com filhos menores de um ano, distribuída por seis cidades em diferentes regiões do Brasil. Utilizou-se o Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI). Foram encontrados efeitos significativos de escolaridade materna e centro urbano. O efeito significativo de escolaridade materna foi verificado em todas as cidades, menos em Porto Alegre, possivelmente pelas políticas de atenção materno-infantil aí implementadas. Estes resultados contribuem para o conhecimento de aspectos do contexto de desenvolvimento de crianças brasileiras, e têm implicações para o planejamento de programas de intervenção que visem à promoção de saúde.
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