Navegando por Autor "NOBRE, Dominique Gomes Raiol"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Explorando o uso de atividades metacognitivamente orientadas para ensinar transformações da matéria do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2024-11-01) NOBRE, Dominique Gomes Raiol; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Este trabalho relata o processo de produção, implementação e análise de um conjunto de estratégias e atividades de natureza metacognitiva, com o objetivo de ensinar conceitos e habilidades de Química a alunos da educação básica. As atividades propostas foram desenvolvidas de maneira a incentivá-los a refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem. O estudo apresenta, ainda, uma revisão da literatura sobre a relação entre metacognição e ensino-aprendizagem no contexto das ciências, com ênfase na área de Química, e discute como as recomendações didáticas oriundas de pesquisas sobre metacognição podem contribuir significativamente para a melhoria do ensino de Ciências nas escolas de educação básica. A pesquisa também destaca como esses estudos podem servir de referencial teórico para a criação de estratégias didáticas que não apenas estimulem a alfabetização científica, mas também favoreçam a aquisição e o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, que são essenciais para a autonomia de aprendizagem e desenvolvimento intelectual. A análise dos efeitos das atividades propostas, de caráter qualitativo, foi realizada por meio da elaboração e aplicação de um produto educacional denominado “Estratégias Metacognitivas nas Atividades Práticas no Ensino de Ciências – Transformação da Matéria”, em uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Tal produto educacional incluiu atividades que abordam conceitos básicos sobre transformação da matéria. Os resultados das análises indicam que o conjunto de informações e tarefas proposto tem potencial para criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo, promovendo a colaboração entre estudantes e professores. Além disso, os dados sugerem que o uso das estratégias propostas contribui para o aumento da motivação e do entusiasmo dos alunos ao aprenderem sobre o conteúdo de Química, facilitando a compreensão de conceitos científicos. As atividades também mostraram-se eficazes para impulsionar a alfabetização científica dos estudantes, ao mesmo tempo em que estimulam a aquisição e o uso de habilidades metacognitivas, como a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem e a adoção de estratégias para solucionar problemas de forma mais eficaz.
