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Navegando por Autor "NUNES, Paulo Jorge Martins"

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    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Marcas culturais da Amazônia: dialogismo e construção de sentidos entre a televisão e a literatura na obra Dois Irmãos
    (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2022-06) COSTA, Vânia Maria Torres; COSTA, Alda Cristina Silva da; NUNES, Paulo Jorge Martins
    A cultura, como o tecido social, nos identifica, nos aproxima e nos faz sentir pertencentes a um grupo, lugar e espaço sociais. Assim refletimos: o que é a Amazônia? E quais as marcas culturais presentes nas vozes daqueles que a enunciam? Nosso objetivo aqui é analisar os elementos mobilizadores que constroem o sentido cultural da Amazônia, na interseção das linguagens televisiva e literária. Como escopo de análise, selecionamos o romance Dois Irmãos, adaptado pela Rede Globo de Televisão, em minissérie, exibida em 2017. Nela, Milton Hatoum narra os dramas de uma família de origem libanesa em Manaus. Analisamos a adaptação daquele romance, marcado pelo dialogismo e pela polifonia, numa aproximação entre linguagens, que evidenciam elementos culturais de interpretação da Amazônia. Nessa análise, o rio é metáfora de existência humana, dado que ele é fluxo de vida, indicador de serenidade e angústia, tensão e inquietação, memória e construção cultural.
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    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas discursivas na Amazônia: a disputa jornalística no plebiscito no Pará
    (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2016-06) NUNES, Paulo Jorge Martins; BRAGA, Thaís Luciana Corrêa; AQUINO, Evelyn Cristina Ferreira de
    O artigo objetiva identificar e compreender as práticas discursivas belenenses sobre o plebiscito no Pará, em 2011, a partir dos jornais impressos O Liberal e Diário do Pará. Discurso é tomado como um evento comunicativo singular que envolve atores sociais em um ambiente específico. O jornalismo, como ato de palavra social, inscreve o eu e o outro em situações de co-presença e mútua afetação. Adotou-se a natureza comunicacional, proposta por Vera França, como postura teórico-metodológica. Utilizou-se os Estudos Críticos do Discurso, propostos por Van Dijk, como técnica de coleta dos dados. Os resultados apontaram que os dois periódicos construíram discursos contrários à divisão do Pará. O Liberal evidenciou o interesse mercadológico e posicionamento político de acordo com o governo do Estado, tratando Carajás e Tapajós como forasteiros. Já o Diário do Pará adotou postura eminentemente política, de acordo com os interesses do Grupo RBA.
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