Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "OLIVEIRA, Alex Costa de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo: uma proposição ao ensino de História
    (Universidade Federal do Pará, 2021-08-10) OLIVEIRA, Alex Costa de; MORAES, Cleodir da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8105990413339104
    A atual dissertação tem como finalidade discorrer sobre uma sugestão de proposta de pesquisa-ação de ensino de história apresentada ao curso de mestrado profissional do ProfHistória-UFPa. Esta tem como objetivo compreender primeiramente as manifestações culturais populares do Brasil, tais quais: o samba e o carnaval, como potencialidades de cunho pedagógico a serem aproveitados no ensino-aprendizagem dentro de uma sala de aula (mesmo remota) do ensino básico. Para isto, se propõe um processo de pesquisa em duas etapas. A primeira voltada a atingir anseios acadêmicos e a segunda com finalidades didático-pedagógicas. Neste sentido, o que se pretende é a vinculação dialógica entre os conceitos de memória, identidade: coletiva e/ou cultural, consciência histórica e suas representações simbólicas no dia a dia discente usando com exercício estas potenciais ferramentas ao ensino de história através da produção, construção, de uma sinopse de carnaval e de um corpo textual-poético de samba enredo pelos educandos. A metodologia, também, se desenvolverá tendo como suporte e abordagem concepções usadas na historiografia, tais quais: História do Tempo Presente, História Local, História Oral. Através de fontes: visuais, virtuais, escritas, sonoras e orais. No que tange à proposta didático-pedagógica o que se pretende é levar às salas de aula (neste caso, tivemos que recorrer às aulas remotas devido ao contexto social e histórico imposto pela pandemia da covi-19, entre os anos de 2020 e 2021) experiências de construção da realidade histórica através do samba e carnaval, especificamente aproximar o corpo discente a estas experiências sociais, culturais, e ainda usar as sinopses e as letras dos sambas de enredo, criadas por estes sujeitos históricos, como fonte de reflexão à consciência histórica analisadas na prática docente pelo professor-pesquisador. Por fim, trazer a importância desta relação “Da rua à sala de aula” como construção de análises e conhecimentos para fins exclusivamente didático-pedagógicos em uma aula de História.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA