Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PANTOJA, Airton Pereira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre o mundo do trabalho e suas implicações no Sistema Modular de Ensino no município de Cametá, baixo Tocantins
    (Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) WANZELER, Adelmo Viana; PANTOJA, Airton Pereira; SANTOS, Denise dos Santos; RODRIGUES, Doriedson do Socorro
    O presente trabalho busca analisar o desenvolvimento do Ensino Médio na zona rural do município Cametá-PA, partindo do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME – da Secretaria Estadual de Educação, investigando suas implicações no contexto a qual faz parte, levando em consideração as Metamorfoses do Mundo do Trabalho, o contexto político, econômico e cultural da sociedade, mediado pelo avanço da ciência e da tecnologia, e quanto isso interfere nas relações de educação e trabalho. Para compreendermos o exposto faz-se necessário remeter-se à concepção de trabalho que vem sendo construída e alterada ao longo da história de acordo com a visão de mundo vigente em cada sociedade. Entende-se que a educação atualmente corresponde a uma visão predominantemente capitalista de produção. A pesquisa mostra o processo histórico da modalidade de ensino- SOME e como o processo político atinge essa etapa da educação básica, a qual passa por constantes processos de mudanças e reformas, por disputas de interesses.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    O Sistema de Organização Modular de Ensino: saberes sociais, processos formativos e as implicações das metamorfoses do mundo do trabalho, na perspectiva de jovens estudantes trabalhadores
    (Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) PANTOJA, Airton Pereira; WANZELER, Adelmo Viana; SANTOS, Denise dos Santos
    No presente trabalho investigamos como se realiza dialeticamente, nos pro- cessos formativos do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino do Estado do Pará (SOME), no contexto rural do Município de Cametá, a articulação entre Saberes Sociais dos Jovens matriculados nesse Ensino Médio – fruto da rede de relações resultantes da unidade trabalho-educação por eles vivenciada – e as metamorfoses do mundo do tra- balho, decorrentes do modo de produção capitalista, também presentes nesse Sistema Modular de Ensino, por meio de valores, atitudes, habilidades e conhecimentos, que se materializam em procedimentos de ensino, nos processos de avaliação, nas perspecti- vas curriculares desenvolvidas nas atividades docentes aí realizadas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA