Navegando por Autor "PARENTE, Layane Joyce Rosa Maia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Metodologia ativa de ensino em cenário amazônico: o estudo de caso do boto(Universidade Federal do Pará, 1995-08-04) PARENTE, Layane Joyce Rosa Maia; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868A presente pesquisa tem como proposta trazer o processo de construção de um estudo de caso de ensino baseado em narrativas reais no contexto amazônico sobre o boto, resultando na elaboração de um produto educacional. O cenário para a construção do caso foi o município de Mocajuba, onde foi realizada a metodologia, que envolveu a coleta das narrativas da comunidade. Essas narrativas subsidiaram as falas para a construção do caso. Os botos são animais que habitam os rios da Amazônia e atualmente estão classificados em ameaçados de extinção. As principais ameaças relacionadas ao grupo estão ligadas ao uso dos seus órgãos e tecidos para fins medicinais e mágico-religiosos, bem como à retaliação por parte dos pescadores e caça do animal. O resultado deste trabalho confirmou o que já vem sendo descrito na literatura acerca dos conflitos entre a relação humano-animal, bem como a relação de apreço quando o animal é visto a partir de uma ótica de exploração. Dessa forma, houve a construção do estudo de caso “o julgamento do boto” como ferramenta para levantar discussões sobre as problemáticas que envolvem esses animais.
