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Navegando por Autor "PEREIRA, William Marques"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A arquitetura dos espaços pedagógicos como instrumento de ensino das ciências ambientais: um estudo de caso realizado em Ipixuna do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2023-12-05) PEREIRA, William Marques; SILVA, Cléber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751
    O presente trabalho foi desenvolvido na E.M.E.F Maria Pereira Freire, localizada no bairro centro, área urbana do município de Ipixuna do Pará, pertencente ao nordeste paraense, há uma distância de aproximadamente 250 km de Belém, e teve como objetivo propor adequações na arquitetura dos espaços físicos com novos dimensionamentos para os ambientes pedagógicos para que se aproveite os recursos naturais como forma de otimização do ensino de ciências ambientais na educação básica. Sugeriu-se implantar um modelo arquitetônico que busque valorizar o meio ambiente através da inserção do design biofílico com a criação de ambientes de aprendizagem que utilize a interdisciplinaridade para desenvolver a educação ambiental na educação básica, através da relação homem-natureza. Foi mostrado ao corpo docente como estes poderão utilizar os espaços dentro da escola para implementar projetos que desenvolvam a educação ambiental, para que dentro de uma educação de base seja possível buscar a conscientização dos discentes e tenha reflexo em uma sociedade mais sustentável. Nesta pesquisa foi adotado o método pesquisa ação, com análises qualiquantitativa, através de revisão bibliográfica, levantamento e análise de dados. Para o levantamento dos dados foi aplicado um questionário semi-estrututado aos docentes. No que tange a elaboração do produto técnico educacional ambiente de aprendizagem, foram utilizados softwares específicos (AutoCad, Sketchup e V-Ray). O processo de validação ocorreu com a apresentação das imagens do projeto e aplicação de questionário direcionado para dois públicos: os docentes e os profissionais da área de engenharia. Após a validação, verificou-se que é unânime a efetivação deste produto técnico educacional. Posteriormente o produto será sugerido ao poder público municipal para que sua implementação sirva como projeto piloto para as demais escolas do município. O presente trabalho foi desenvolvido na E.M.E.F Maria Pereira Freire, localizada no bairro centro, área urbana do município de Ipixuna do Pará, pertencente ao nordeste paraense, há uma distância de aproximadamente 250 km de Belém, e teve como objetivo propor adequações na arquitetura dos espaços físicos com novos dimensionamentos para os ambientes pedagógicos para que se aproveite os recursos naturais como forma de otimização do ensino de ciências ambientais na educação básica. Sugeriu-se implantar um modelo arquitetônico que busque valorizar o meio ambiente através da inserção do design biofílico com a criação de ambientes de aprendizagem que utilize a interdisciplinaridade para desenvolver a educação ambiental na educação básica, através da relação homem-natureza. Foi mostrado ao corpo docente como estes poderão utilizar os espaços dentro da escola para implementar projetos que desenvolvam a educação ambiental, para que dentro de uma educação de base seja possível buscar a conscientização dos discentes e tenha reflexo em uma sociedade mais sustentável. Nesta pesquisa foi adotado o método pesquisa ação, com análises qualiquantitativa, através de revisão bibliográfica, levantamento e análise de dados. Para o levantamento dos dados foi aplicado um questionário semi-estrututado aos docentes. No que tange a elaboração do produto técnico educacional ambiente de aprendizagem, foram utilizados softwares específicos (AutoCad, Sketchup e V-Ray). O processo de validação ocorreu com a apresentação das imagens do projeto e aplicação de questionário direcionado para dois públicos: os docentes e os profissionais da área de engenharia. Após a validação, verificou-se que é unânime a efetivação deste produto técnico educacional. Posteriormente o produto será sugerido ao poder público municipal para que sua implementação sirva como projeto piloto para as demais escolas do município.
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