Navegando por Autor "RODRIGUES, Adenil Alves"
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Identidade e lutas de classes: os embates entre capital e trabalho e suas implicações na construção identitária dos jovens pescadores de Cametá(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) OLIVEIRA, Nilton Benedito Braga de; RODRIGUES, Adenil Alves; RODRIGUES, Doriedson do SocorroO referido estudo apresenta elementos teóricos e metodológicos que analisa a construção identitária da juventude pescadora sob uma ótica de lutas de classes, pautan- do-se no materialismo histórico e dialético (MARX,2008). Desta forma, destaca-se que a identidade dos jovens pescadores é um produto construído por lutas e contradições classistas, um fenômeno que não resulta simplesmente do modo tradicional e cultural dos pescadores, mas, como sendo um processo social. É por isso que esses sujeitos constroem e reconstroem sua identidade, tornando-se, assim, pessoas com múltiplas identidades, forjadas no interior de suas relações societárias.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Juventude, trabalho e educação: a formação da identidade pescadora dos jovens da Colônia de Pescadores Artesanais Z- 16 de Cametá-Pa(Universidade Federal do Pará, 2016-03-23) RODRIGUES, Adenil Alves; SILVA, Gilmar Pereira da; http://lattes.cnpq.br/7624395840820523A presente dissertação tem como objeto de investigação a formação da identidade pescadora de jovens afiliados na Colônia de Pescadores Artesanais Z-16 de Cametá- Pa que concluíram o curso técnico de Aquicultura ofertado pelo Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins (CIEBT- Cametá). Para investigarmos esse objeto, assumimos como problema o seguinte questionamento: os jovens da Colônia de Pescadores Artesanais Z- 16 de Cametá- Pa, que fizeram curso técnico de Aquicultura oferecido pelo Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins (CIEBT – Cametá) e hoje mantem uma relação com o mundo do trabalho da pesca, utilizam os conhecimentos sistematizados e adquiridos em tal curso como elementos de formação da identidade pescadora, potencializando tal identidade ao relacionar esses conhecimentos aos saberes produzidos e aprendidos no cotidiano da pesca? Metodologicamente a presente pesquisa foi caracterizada como sendo qualitativa, do tipo estudo de caso, assumindo o materialismo histórico dialético como base epistemológica e a análise de conteúdo como instrumento de apreciação dos dados. Como resultado, os dados empíricos demostraram que: a) a juventude pescadora aqui investigada, ao entender o trabalho da pesca como sendo uma atividade de natureza difícil, penosa e exigente, buscou no curso de Aquicultura alternativas outras que lhes pudessem permitir transformar os sacrifícios e a dureza desse trabalho, ao passo que assim, ao adquirirem os novos conhecimentos, técnicas e práticas do curso, foram transformando não só o trabalho que em comum executavam, mas também as suas próprias maneiras de se reconhecer, perceber e se identificar, o que revelou que esses sujeitos b) não mais estão a se reconhecer enquanto pescadores única e exclusivamente a partir dos saberes que empiricamente construíram no trato cotidiano com a pesca, mas também, a partir do conjunto de conhecimentos, que buscados e adquiridos no curso técnico de Aquicultura, hoje se fazem presentes em suas atividades, modificando e transformando seus processos de trabalho e, consequentemente, suas subjetividades e identidades. E é como resultado dessa mudança de subjetividades e identidades que c) o curso de Aquicultura, para os jovens pescadores, se mostra como sendo uma qualificação não para o mercado de trabalho, mais sim para a vida.
