Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RODRIGUES, Adenil Alves"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Identidade e lutas de classes: os embates entre capital e trabalho e suas implicações na construção identitária dos jovens pescadores de Cametá
    (Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) OLIVEIRA, Nilton Benedito Braga de; RODRIGUES, Adenil Alves; RODRIGUES, Doriedson do Socorro
    O referido estudo apresenta elementos teóricos e metodológicos que analisa a construção identitária da juventude pescadora sob uma ótica de lutas de classes, pautan- do-se no materialismo histórico e dialético (MARX,2008). Desta forma, destaca-se que a identidade dos jovens pescadores é um produto construído por lutas e contradições classistas, um fenômeno que não resulta simplesmente do modo tradicional e cultural dos pescadores, mas, como sendo um processo social. É por isso que esses sujeitos constroem e reconstroem sua identidade, tornando-se, assim, pessoas com múltiplas identidades, forjadas no interior de suas relações societárias.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Juventude, trabalho e educação: a formação da identidade pescadora dos jovens da Colônia de Pescadores Artesanais Z- 16 de Cametá-Pa
    (Universidade Federal do Pará, 2016-03-23) RODRIGUES, Adenil Alves; SILVA, Gilmar Pereira da; http://lattes.cnpq.br/7624395840820523
    A presente dissertação tem como objeto de investigação a formação da identidade pescadora de jovens afiliados na Colônia de Pescadores Artesanais Z-16 de Cametá- Pa que concluíram o curso técnico de Aquicultura ofertado pelo Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins (CIEBT- Cametá). Para investigarmos esse objeto, assumimos como problema o seguinte questionamento: os jovens da Colônia de Pescadores Artesanais Z- 16 de Cametá- Pa, que fizeram curso técnico de Aquicultura oferecido pelo Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins (CIEBT – Cametá) e hoje mantem uma relação com o mundo do trabalho da pesca, utilizam os conhecimentos sistematizados e adquiridos em tal curso como elementos de formação da identidade pescadora, potencializando tal identidade ao relacionar esses conhecimentos aos saberes produzidos e aprendidos no cotidiano da pesca? Metodologicamente a presente pesquisa foi caracterizada como sendo qualitativa, do tipo estudo de caso, assumindo o materialismo histórico dialético como base epistemológica e a análise de conteúdo como instrumento de apreciação dos dados. Como resultado, os dados empíricos demostraram que: a) a juventude pescadora aqui investigada, ao entender o trabalho da pesca como sendo uma atividade de natureza difícil, penosa e exigente, buscou no curso de Aquicultura alternativas outras que lhes pudessem permitir transformar os sacrifícios e a dureza desse trabalho, ao passo que assim, ao adquirirem os novos conhecimentos, técnicas e práticas do curso, foram transformando não só o trabalho que em comum executavam, mas também as suas próprias maneiras de se reconhecer, perceber e se identificar, o que revelou que esses sujeitos b) não mais estão a se reconhecer enquanto pescadores única e exclusivamente a partir dos saberes que empiricamente construíram no trato cotidiano com a pesca, mas também, a partir do conjunto de conhecimentos, que buscados e adquiridos no curso técnico de Aquicultura, hoje se fazem presentes em suas atividades, modificando e transformando seus processos de trabalho e, consequentemente, suas subjetividades e identidades. E é como resultado dessa mudança de subjetividades e identidades que c) o curso de Aquicultura, para os jovens pescadores, se mostra como sendo uma qualificação não para o mercado de trabalho, mais sim para a vida.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA