Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RODRIGUES, Rodrigo Gabriel Ramos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Contrapontando: um roteiro de integração de competências para o ensino-aprendizagem da notação musical digital
    (Universidade Federal do Pará, 2023-07-25) RODRIGUES, Rodrigo Gabriel Ramos; MIRANDA, Fernanda Chocron; http://lattes.cnpq.br/3101500469419928; http://orcid.org/0000-0002-1774-6402
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará (UFPA) voltada ao desenvolvimento e avaliação de um roteiro de integração de competências que favoreça o processo de ensino-aprendizagem da Notação Musical Digital (NMD) por professores de Música no Ensino Superior. Para isso, acionamos a nossa experiência como docentes do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), que se configurou como o lócus da pesquisa. O Processo Educacional (PE) resultante da pesquisa foi intitulado “CONTRAPONTANDO”, e consiste de uma proposta de percurso de ensino aprendizagem disponibilizado no formato digital, que sistematiza um processo de integração de competências digitais e musicais, com base na aproximação de níveis/camadas previamente definidos por frameworks (CARRETERO GOMEZ, 2017; REDECKER, 2018) e teorias musicais, como a de Swanwick (1994, 1999, 2003, 2014, 2021). A construção desta pesquisa se deu em seis fases. Na primeira, nos dedicamos à caracterização do lócus de nossa atuação profissional, a partir do qual foi possível entender a estrutura do IECG, do curso de Bacharelado e do papel das disciplinas de Editoração Musical dentro deste curso. A segunda fase foi dedicada ao mapeamento e à análise de seis programas de editoração de partituras, identificando diferenças e semelhanças entre eles. A terceira fase consistiu de sondagem de informações sobre a posse e o uso de tecnologias entre discentes do IECG, alcançando uma amostra de 30% do corpo discente da instituição. A quarta fase foi de conceituação e discussão das premissas do que entendemos por NMD. Na quinta fase, realizamos a avaliação do conteúdo da primeira versão do Processo Educacional (PE). As sugestões, recomendações e comentários recebidos dos quatro avaliadores possibilitaram melhorias significativas no PE, além de melhor compreensão sobre a pertinência de sua proposição. A sexta e última fase, assim, foi dedicada à concepção e ao desenvolvimento da versão final do PE, envolvendo um profissional de design e de revisão de texto. Dentre os resultados e contribuições desta pesquisa, destacamos que a construção do roteiro possibilitará aos docentes a ampliação dos conhecimentos de seus alunos musicistas, auxiliando no estudo de outras disciplinas e potencializando a autonomia de aprendizado através da tecnologia. Acreditamos que o desenvolvimento deste PE já agrega tanto a comunidade do IECG como a qualquer outro docente que tenha interesse em fomentar o desenvolvimento da Notação Musical Digital.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA