Navegando por Autor "RODRIGUES, Zelinda Duarte"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos para o ensino de ciências ambientais na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2024-03-07) RODRIGUES, Zelinda Duarte; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748Diante da precariedade do sistema de saneamento básico, referente à qualidade da água para consumo humano, este estudo objetivou contribuir por meio da aplicação de jogos didáticos, com ênfase nas temáticas das Ciências Ambientais, no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos do 5º ano, das séries iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da Rede Pública do município de São Sebastião da Boa Vista – Pará (SSBV-PA). Como instrumento de coleta de dados, utilizamos formulário, com questões objetivas e subjetivas, aplicados para professores. Esta pesquisa de campo teve uma abordagem quanti-qualitativa, com a elaboração de Sequência Didática e do “Baú Ecológico”, contendo quatro jogos, que foram avaliados de forma qualitativa, com aceitação positiva por parte dos juízes. O resultado da pesquisa com os educadores apontou que: as temáticas socioambientais estão presentes nos documentos escolares; necessitam de capacitação nos temas da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); utilizam diferentes estratégias metodológicas; reconhecem a importância dos jogos didáticos. Na etapa de aplicação dos jogos na escola, foi possível observar o interesse, o empenho e a atenção dos alunos. Desse modo, este estudo buscou trazer benefícios, tais como: implementação de estratégias educativas e de produtos didáticos; contribuição na prática dos professores; nova ferramenta metodológica eficaz e facilitadora no processo de ensino e de aprendizagem; promoção e formação de valores e atitudes. Por tanto, consideramos que os objetivos deste trabalho foram alcançados, pois se buscou enfatizar temas relacionados com as Ciências Ambientais, com destaque para a Água, utilizando uma Sequência Didática e Jogos Educativos, com abordagem interdisciplinar e lúdica, contribuindo, assim, no processo de ensino aprendizagem.
