Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RUBIANO ARROYO, Laura Janeth"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Treinamento: anatomia actancial - um estudo sistematizado da cinesiologia, da biomecânica e das ferramentas didáticas das artes cênicas para o trabalho do atuante.
    (Universidade Federal do Pará, 2016-06-28) RUBIANO ARROYO, Laura Janeth; ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/0024366223698692
    Este trabalho de investigação artístico-científica cria um treinamento corporal baseado no estudo anatômico e cinesiológico efetuado pela autora, de alguns teóricos da dança e do teatro do século XX referentes a: Vsévolod Meyerhold, Étienne Decroux, Tatsumi Hijikata, Kazuo Onho, Eugenio Barba e Pina Bausch, mormente no que tange as suas ferramentas didáticas voltadas ao desempenho dessa arte cênica, o qual permita aperfeiçoar as capacidades físicas do atuante compreendidas como a força-resistência, flexibilidade e elasticidade, objetivando dirimir ou prevenir as lesões apresentadas no âmbito do sistema músculo-esquelético das costas. O texto apresenta estudos comparativos de anatomia, feitos pela autora, ligados aos conceitos de anatomia actancial e da adaptação patológica social. Ademais, os temas encontrados e criados durante a investigação apontam para o fato de que as ferramentas de ensino, quando inerentes ao trato de peculiaridades anatômicas, vinculam-se aos sistemas psicofísicos e de energia originados, açambarcados e nutridos pelo organismo em treinamento. A partir desses sistemas, surgem prospectos alicerçados na anatomia do movimento, nas lesões da coluna vertebral e a pedagogia e a didática da formação actancial no treinamento de teatro e de dança, em um contexto examinado acorde a sua integralização orgânica psicofísica. Em seu maior escopo, aqui, empenha-se, por meio da linguagem cênica e da pedagogia do treinamento actancial, lidar como tratáveis as lesões músculo-esqueléticas das costas, assim como preveni-las durante o desempenho, exploração, laboratório e trabalho cênico do atuante.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA