Navegando por Autor "SANTOS, Matheus Henrique Almeida dos"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) _Studio: ambiente virtual de aprendizagem por pares para produção de conteúdo no ensino superior, navegável por acionadores(Universidade Federal do Pará, 2021-07-29) SANTOS, Matheus Henrique Almeida dos; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926Este trabalho teve por objetivo desenvolver um framework e um ambiente virtual de aprendizagem por pares, destinado à criação de conteúdo digital no ensino superior, navegável por acionadores. O ambiente foi planejado para ser compatível com os recursos de navegação assistiva, presentes nos sistemas operacionais Windows®, MacOS®, Android® e iOS®, com a finalidade de ser navegável por pessoas com deficiência física. Também foi desenvolvido um site para guiar os usuários na configuração de sua conta online no serviço Notion®. A Pesquisa Ação, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa foram aplicadas para planejamento, ação e avaliação dos resultados. Por meio de questionários, entrevistas com discentes, painel de especialistas e métricas de análise qualitativa, verificou-se que o AVA do _studio e o framework S3 atendem às necessidades de criação de conteúdo, para aplicação da metodologia ativa de ensino: aprendizagem por pares. Pela avaliação do painel de especialistas em acessibilidade, o AVA é navegável por acionadores e proporciona independência para pessoas com Amiotrofia Muscular Espinhal. A conclusão, de modo geral, apresenta a estrutura analítica e uma análise SWOT do produto, com base nas percepções de discentes e docentes e o desfecho do painel de especialistas. Alguns pontos são tidos como desafios, como a ampliação do público de validação da navegação por acionadores. Como oportunidade, caminhou-se a possibilidade de desenvolver ferramentas personalizadas para criação de conteúdo e a ampliação das listas de indicação de ferramentas de terceiros, já existentes no AVA.
