Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Matheus Miranda dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    DesmitiFake! Fake news como recurso didático na formação de professores de História
    (Universidade Federal do Pará, 2024-03-19) SANTOS, Matheus Miranda dos; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926
    A presente dissertação foi conformada no âmbito da linha de pesquisa Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE), do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem por objetivo desenvolver e implementar, por meio de metodologias e práticas ativas, uma sequência didática que utilize fake news como recursos didáticos na formação de professores de História. Almejando alcançar tal objetivo, foi realizada a prototipação do produto educacional na forma de sequência didática intitulada “DesmitiFake!”, disposta em dois encontros voltados para o público do curso de graduação de Licenciatura em História. Posteriormente, o aludido produto educacional foi testado e validado com a participação de discentes do curso de Licenciatura em História da Faculdade de História da UFPA, demonstrando resultados promissores quanto ao envolvimento, engajamento e aprendizado dos discentes na elaboração de estratégias educacionais que potencializem as capacidades críticas e problematizadoras a partir da utilização das fake news como recurso didático. Em seguida, foi elaborado um site destinado a hospedar todos os materiais criados para implementação da sequência didática, vislumbrando oportunizar, criar e ocupar os espaços disponibilizados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), em prol de promover a disseminação de instrumentos que possibilitem subsidiar o processo de enfrentamento as fake news e permitam a aproximação do público-alvo com as potencialidades facultadas pelas TDICs. Desse modo, os resultados da pesquisa indicam artifícios teóricos e metodológicos viáveis para o enfrentamento as fake news, por meio de metodologias e práticas ativas voltadas para discentes do curso de Licenciatura em História.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA