Navegando por Autor "SANTOS, Nayra da Cunha Rossy"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fração e sua representação como medida de comprimento: uma experiência de ensino-aprendizagem no contexto de um laboratório de educação matemática(Universidade Federal do Pará, 2014-05-29) SANTOS, Nayra da Cunha Rossy; CABRAL, Natanael Freitas; http://lattes.cnpq.br/7333636064244278A presente pesquisa investigou o processo de reconstrução conceitual de fração como medida de comprimento no contexto de um Laboratório de Educação Matemática (LEM) quando o processo é dirigido por uma atividade estruturada escrita e mediada pelas intervenções de um professor. Para tanto, foram apresentados os conceitos de LEM, elegendo um deles como concepção utilizada para a pesquisa. Foram exploradas possibilidades que o LEM oferece ao professor e alunos enquanto espaço de produção de conhecimento, direcionando para o Ensino por Atividades, que, subsidiado pela Psicologia Histórico-cultural, justifica a atividade pedagógica do professor e apresenta Atividades Orientadoras de Ensino como alternativa para minimizar algumas dificuldades no ensino e aprendizagem, enfatizando a aprendizagem conceitual. Foi aplicada uma atividade estruturada com uma turma de 40 alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal em Belém, que foi registrada em áudio e vídeo, para posterior análise microgenética das interações entre professor e alunos. Levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, o trabalho realizado com a turma durante o ano e a atividade estruturada, os resultados apontaram pelo menos dez indícios de aprendizagem pontuais que, ao longo da atividade, tiveram um efeito exponencial nas aprendizagens posteriores. Isto significa que, quanto mais ligações anteriores forem possíveis de ser mobilizadas pelos alunos em suas interações com o professor, mais o sujeito é capaz de avançar na consolidação do objeto de estudo.Tese Acesso aberto (Open Access) Identidade profissional docente em memoriais de formadores de professores de matemática(Universidade Federal do Pará, 2021-01-21) SANTOS, Nayra da Cunha Rossy; GONÇALVES, Tadeu OliverA presente pesquisa de doutorado teve como objetivo principal caracterizar uma possível identidade profissional de professores formadores de professores de Matemática, a partir de aspectos emergentes da análise de seus memoriais de formação. Para isso, foi realizado um estudo acerca do conceito de identidade investigando suas origens na Filosofia e na Sociologia para construção de uma base teórica que tomou como referência conceitos ligados à modernidade líquida, de Zygmunt Bauman, bem como as ideias de Claude Dubar sobre identidades e suas crises, além da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Com vistas a uma compreensão do conceito de identidade profissional docente, foi realizado um levantamento entre as produções nacionais e internacionais acerca desta temática, dando ênfase à concepção de Bolívar (2006), que adota uma perspectiva narrativa. Foram analisados três memoriais de formação de docentes do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA) que prestaram concurso para o cargo de professor titular/titular livre. São documentos de domínio público, mas foram concedidos voluntariamente pelos sujeitos e, por isso, optei por utilizá-los fazendo referências aos seus nomes reais. A leitura desses documentos foi realizada a partir de uma instrumentalização proposta nesta pesquisa associada a uma posterior análise com base em quatro eixos norteadores que emergiram a partir dela. Tais eixos analisam: a) a relação do sujeito com o objeto matemático; b) o papel das crises de identidades vivenciadas; c) os processos de identificação por si mesmos e pelos outros; d) a relação do sujeito com o mundo. Inicialmente, as análises foram realizadas de forma individual para, em um segundo momento, propor uma metanarrativa que realizasse a interlocução dos excertos retirados do memorial e que considerei influenciar na constituição da identidade profissional desses professores formadores de professores de Matemática. Desta forma, sustento a proposição de que a identidade profissional de professores formadores de professores de matemática constitui-se de forma gradativa e não linear, a partir de relações estabelecidas com a Matemática ou objetos matemáticos, sofrendo influências do mundo e de outros sujeitos, sendo as crises, elementos deflagradores desse processo constitutivo.
