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Navegando por Autor "SANTOS, Neuma Teixeira dos"

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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem em matemática, aprendizagem significativa e neurociência na educação dialogando aproximações teóricas
    (Universidade Federal de Mato Grosso, 2017-06) ROZAL, Edilene Farias; SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTOS, Neuma Teixeira dos
    Este artigo tem como objetivo apresentar aproximações teóricas entre Aprendizagem em Matemática, Aprendizagem Significativa e Neurociência na Educação, destacando alguns conceitos básicos da Neurociência e tecendo discussões teóricas a respeito da motivação e do tempo oportuno para a aprendizagem do educando, de acordo com os estímulos do seu sistema cognitivo, tendo como referência metodológica de ensino a Resolução de Problemas. Acreditamos com base nos referenciais teóricos estudados, que há necessidade de promover uma interlocução entre Neurociência e Educação, defendendo um diálogo criativo entre ambas e apresentando uma visão positiva dos conhecimentos neurocientíficos na Educação, em prol da melhoria da aprendizagem dos educandos. O texto destaca informações de que a Neurociência afirma que as atitudes educativas que geram sentimentos de medo, ansiedade, tristeza, raiva, depressão e desesperança vêm acompanhadas de humilhação e estas atitudes acabam inibindo o processo de aprendizagem. Nossa principal finalidade foi discutir através de reflexões no texto que os estudantes não aprendem se não estiverem motivados e se o momento não for adequado para que esta aprendizagem ocorra. O artigo trata-se de um estudo bibliográfico e esperamos com este trabalho que as compreensões entre Aprendizagem Significativa e a Neurociência na Educação possibilitem reflexões aos professores para que ambas sejam investigadas no intuito de fomentar a aplicabilidade de tais teorias na sala de aula, em nosso caso, através da Resolução de Problemas com a utilização dos estímulos do sistema cognitivo para a aprendizagem.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Classificação automática de cobertura vegetal em imagens aéreas e orbitais para uso em planejamento energético
    (Universidade Federal do Pará, 2011-01-20) SANTOS, Neuma Teixeira dos; ROCHA, Brigida Ramati Pereira da; http://lattes.cnpq.br/9943372249006341
    Neste trabalho é apresentado um modelo de redes neurais que será utilizado como ferramenta para uso no planejamento energético e na construção de cenários energéticos através da identificação e agrupamento de pixels representativos de classes de água, vegetação e antropização no entorno do reservatório de Tucuruí, Estado do Pará (bacia do rio Tocantins). Para o estudo, foram utilizadas fotografias aéreas ortorretificadas e um recorte da imagem do satélite Landsat, ambos obtidos em agosto de 2001 e classificados utilizando a métrica da mínima distância no software Matlab 7.3.0 (Matrix Laboratory - software de matemática aplicada) e no Arcview 3.2a (programa de Sistemas de Informações Geográficas). Para classificação da área no Matlab, foram utilizadas redes neurais competitivas, mais especificamente as redes de Kohonen que são caracterizadas por realizar um mapeamento de um espaço de dimensão n (número de entradas) para um espaço de dimensão m (número de saídas). Os resultados obtidos no classificador utilizando rede neural e no classificador do Arcview foram semelhantes, mas houve uma divergência no que diz respeito à imagem de alta e média resolução que pode ser justificada pelo fato de que a imagem de alta resolução espacial ocasiona muita variação espectral em algumas feições, gerando dificuldades nas classificações. Esse classificador automático é uma ferramenta importante para identificar oportunidades e potenciais a serem desenvolvidos na construção de cenários energéticos programados. Os resultados deste trabalho confirmam que a imagem de média resolução ainda é a mais indicada para resolver a maioria dos problemas que envolvem identificação de cobertura do solo para utilização em planejamento energético.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática e teoria da complexidade: diálogo multitemático no ensino superior
    (Universidade Federal do Pará, 2021-04-19) SANTOS, Neuma Teixeira dos; BRAGA, Roberta Modesto; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira
    A pesquisa realizada nesta tese doutoral foi motivada pelo interesse de compreender se as atividades de Modelagem Matemática no Ensino Superior, discutidas a partir dos sete saberes da complexidade de Edgar Morin, possibilitam a desfragmentação do conhecimento e a religação de saberes, visto que a educação do século XXI necessita de um pensar complexo, movida pelo sentimento de pertencimento a uma unidade planetária. Desta forma buscou-se, por meio das temáticas, monitoramento no manguezal, marrecas (dendrocygna autumnalis) em diversos contextos, pandemia da covid-19, redes sociais, fake news, infográficos e divulgação científica, articular saberes desenvolvendo atividades presenciais e online. A seleção dos dados empíricos foi inspirada no procedimento metodológico da análise de conteúdo, e a discussão dos dados organizada a partir das etapas de Modelagem, propostas pelo professor Rodney Bassanezi. O texto foi organizado no formato agregação, reunindo três artigos conectados e independentes, acompanhados de um texto integrador, introdução e considerações gerais. O primeiro artigo trata de uma reflexão teórica acerca dos fundamentos epistemológicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, para identificar o entrelaçamento com a Modelagem, que possibilite a religação de saberes. No segundo artigo foi realizada uma atividade empírica, com a temática ambientação no manguezal. Esta atividade de campo culminou na abordagem multitemática do terceiro artigo. A investigação mostrou que a abordagem de Modelagem, que proporciona o pensar complexo, está pautada na perspectiva transdisciplinar. Diante da complexidade das problemáticas que se vive neste século é necessário agir além das fronteiras, permitindo que Modelagens Matemáticas existam e potencializem a articulação de saberes, para o exercício pleno de uma cidadania planetária.
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