Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Zulema Costa Dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Mestrado profissional em letras: contribuições à formação docente no discurso dos egressos da Universidade Federal do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2018-03-20) SANTOS, Zulema Costa Dos; CAMARGO, Arlete Maria Monte de; http://lattes.cnpq.br/5216050159716561
    O presente estudo procura compreender, a partir da análise do discurso dos egressos, a contribuição do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS da Universidade Federal do Pará na formação docente, especialmente no que diz respeito à promoção de autonomia, de qualificação da prática pedagógica e fomento a inovações. Depois da realização de uma revisão sistemática da literatura (RSL), visando mapear o estado atual dos estudos acerca dos mestrados profissionais voltados a professores da educação básica, em especial de Língua Portuguesa, chegou-se a um marco teórico acerca das pós-graduações stricto sensu e as iniciativas de formação continuada para professores de língua materna no Brasil composto por autores como Schäfer e Ostermann (2013), Neres, Nogueira e Brito (2014), Martins e Puggian (2014), Silva e Del Pino (2016), Martins e Ribeiro (2013), Campos e Gueriós (2017) e Cunha e Agranionih (2017). Para as categorias interpretativas estudadas, adotamos Contreras (2002), Franco (2016) e Messina (2001). Godoy (1995) amparou a opção pela abordagem qualitativa e o aporte teórico acerca da Análise do Discurso (AD), especificamente da noção de interdiscurso, derivou dos estudos de Fairclough (2016) Orlandi (2010) e Brandão (2006). Após o estabelecimento da base teórica e metodológica, foram filmadas e transcritas entrevistas realizadas, a partir de questionário semiestruturado, com cinco professores egressos do PROFLETRAS. Seus discursos foram analisados com foco em três categorias interpretativas – autonomia, prática pedagógica, inovação – com o objetivo de avaliar o impacto da formação na qualificação de suas práticas profissionais. O mestrado profissional em Letras - UFPA, provavelmente por algumas peculiaridades, como ser uma formação strictu senso, promover conexão efetiva entre teoria e prática, dar voz aos docentes, fomentar a pesquisa em seus espaços de trabalho, alcançou resultado considerado positivo e contribuiu para uma prática autônoma, reflexiva e inovadora dos cinco egressos entrevistados, ainda que esses não se encontrem livres de todo de certas amarras ideológicas, que incluem a hierarquização do saber e a responsabilização quase exclusiva do docente por sucessos e fracassos educacionais. Por fim, todos revelam se perceberem como professores melhores, mais satisfeitos consigo, mais motivados pela resposta positiva dos alunos às inovações; todos indicam ter adotado a prática de planejar atividades a partir das necessidades dos alunos em detrimento dos materiais pré-concebidos que lhes são impostos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA