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Navegando por Autor "SILVA, Fabio Colins da"

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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Ensino e aprendizagem de matemática na síndrome de Williams-Beuren: uma abordagem a partir de pesquisas em neurociência cognitiva
    (Universidade Federal do Pará, 2020-02-28) SILVA, Fabio Colins da; GONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668; https://orcid.org/ 0000-0002-2704-5853
    As pesquisas em Neurociência Cognitiva apontam evidências que podem colaborar para as práticas didático-pedagógicas relacionadas ao ensino de matemática para alunos com discalculia (KAUFMANN; VON ASTER, 2012; LENT, 2018; HAASE, DORNELES, 2018). É nesse contexto que a presente pesquisa tem como objetivo investigar o efeito do Treino Computadorizado de Habilidades Matemáticas sobre o desenvolvimento da Cognição Numérica (senso numérico, processamento numérico e cálculo) em um estudante adulto com Síndrome de Williams-Beuren. Esta síndrome causa transtorno específico da aprendizagem matemática e compromete habilidades relacionadas aos domínios da Cognição Numérica, segundo modelo do código triplo proposto por Dehaene (1995; 1999; 2001). Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O participante foi avaliado nos três domínios da Cognição Numérica em dois momentos distintos (pré-teste e pós-teste) por meio de um protocolo de rastreio da discalculia, o PROMAT. Para melhorar o desempenho nas habilidades matemáticas foi utilizado a intervenção digital Dybuster Calcularis, um treinamento sistematizado e consecutivo realizado por um período de 12 semanas. Os relatórios gerados pela intervenção apontaram benefícios expressivos em diversas habilidades, tais como a estimativa da magnitude simbólica e não simbólica; a estimativa súbita de numerosidade; a estimativa de adição de conjuntos de pontos sem contá-los; o desenvolvimento da contagem oral crescente e decrescente; a produção e a compreensão numérica; a linha numérica; o valor posicional e cálculo de adição e de subtração com até dois dígitos. No entanto, os resultados não foram expressivos em habilidades relacionadas ao conhecimento de procedimentos de cálculo de multiplicação e de divisão com até dois dígitos e a evocação de fatos aritméticos. Por fim, a pesquisa possibilitou refletir sobre a importância de organizar um Designer de Atendimento Educacional Individualizado a partir de evidências de estudos em Neurociências Cognitivas.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Memórias de alfabetizadores matemáticos em processo de formação continuada
    (Universidade Federal do Pará, 2017-12) SILVA, Fabio Colins da; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves; GONÇALVES, Tadeu Oliver
    Este texto é um recorte da dissertação intitulada “Saberes Docentes na/da Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização”, que investigou os saberes docentes mobilizados na/da formação continuada de professores alfabetizadores. A pesquisa teve como contexto o Programa Federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O lócus da investigação foi o município de Marabá, Estado do Pará, Brasil. Os sujeitos deste estudo foram cinco professoras alfabetizadoras. A pesquisa foi realizada entre março de 2014 e janeiro de 2015. A construção das informações se deu a partir dos registros das atividades realizadas pelas professoras alfabetizadoras durante os encontros municipais de formação, dos seus relatórios de prática e dos seus relatos de experiência. A metodologia de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. É possível afirmar que, por meio das memórias, os professores em processo de formação podem mobilizar saberes necessários às práticas de alfabetização matemática.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Saberes docentes na/da formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização
    (Universidade Federal do Pará, 2015-12-01) SILVA, Fabio Colins da; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/3148593292236740; GONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668
    Esta dissertação, intitulada “Saberes Docentes na/da Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização”, teve como objetivo investigar em que termos os saberes docentes são mobilizados a partir da formação continuada de professores alfabetizadores. Nesta pesquisa a discussão foi tecida em torno dos saberes docentes mobilizados na/da prática de alfabetizadores. Os temas que constituem esse estudo são: Saberes Docentes; Formação Continuada de Professores e Alfabetização Matemática, foram discutidos na perspectiva teórica de Shulman (1986; 2005), Gauthier (2013) e Tardif (2014). Para esses autores os professores são sujeitos que mobilizam saberes na/da prática de sala de aula. Com base em Imbernón (2009; 2011) construímos a discussão sobre a formação de professores numa perspectiva do desenvolvimento profissional. No que concerne a alfabetização matemática utilizamos os estudos de Fonseca (2004; 2009; 2014). Para a autora, o ensino da matemática pode ser realizado a partir da leitura e da escrita de gêneros textuais diversos, ou seja, uma alfabetização matemática na perspectiva do letramento. A pesquisa teve como contexto o Programa Federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O lócus da investigação foi o município de Marabá, Estado do Pará, Brasil. Os sujeitos desse estudo foram cinco professoras alfabetizadoras. A pesquisa foi realizada entre março de 2014 e janeiro de 2015. A construção das informações se deu a partir dos registros das atividades realizadas pelas professoras alfabetizadoras durante os encontros municipais de formação, dos seus relatórios de prática e dos seus relatos de experiência. A metodologia de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. As categorias de análise emergiram da/na pesquisa: a) a relação com o saber matemático; b) os saberes docentes mobilizados na/da prática de alfabetização; e, c) uma nova relação com o saber matemático. É possível afirmar que a partir da formação continuada e da ação educativa cotidiana os docentes mobilizam uma pluralidade de saberes: saberes da experiência, saberes do conteúdo, saberes pedagógicos, saberes curriculares e saberes da ciência da educação, os quais são necessários à prática de alfabetização matemática.
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