Navegando por Autor "SILVA, George Christ Caraveo da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) O processo de (re)construção e gestão de organizações matemáticas e didáticas no estudo de funções logarítmicas mediado pelos ambientes papel e lápis e informatizado(Universidade Federal do Pará, 2014-05-15) SILVA, George Christ Caraveo da; SILVA, Reginaldo da; http://lattes.cnpq.br/5156504609198449; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798Nesta pesquisa de cunho narrativo investiguei o processo de (re)construção e gestão de Organizações Matemáticas e Didáticas no estudo de funções logarítmicas mediado por dois ambientes. Este processo está, de acordo com a Transposição Didática Interna, dividido em dois momentos. No primeiro, caracterizado pela construção do “texto de saber”, no qual exponho os fatores que influenciaram na construção da Organização Didática de minha proposta e o segundo, marcado por colocar em ação estas praxeologias, construindo assim a Organização Matemática no qual reflito sobre a Organização Didática e busco reconstruí-la. Realizei um estudo relacionado a funções logarítmicas, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular, que consistiu no enfrentamento de uma tarefa em dois ambientes: o papel e lápis e o informatizado. Analisando os resultados obtidos percebi que o ambiente informatizado, ao proporcionar a interação dos estudantes com o modelo computacional das funções logarítmicas, promoveu por um lado, condições favoráveis ao aprendizado e por outro geraram restrições, problemas que indicaram a necessidade de (re)construções das Organizações Matemáticas e Didáticas. A teoria que permitiu minha análise foi a Teoria Antropológica do Didático, mais precisamente em torno das noções de Transposição Didática Interna, Praxeologias, além de Condições e Restrições.
