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Navegando por Autor "SILVA, Juanielson Alves"

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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    CORPO OCUPANTE AUTOCRIADOR: Diálogos possíveis entre fazer artístico e diversidade sexual e de gênero
    (Universidade Federal do Pará, 2023-12-28) SILVA, Juanielson Alves; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211
    Esta tese nasce do desejo de compreender o fazer artístico, em especial os que tecem diálogos diretos com a Diversidade sexual e de gênero, como processos que se fazem no entre Arte&vida e que, por conseguinte, por meio de insurreições e insubordinações geram caminhos possíveis para o tensionamento do dispositivo de violência e vigilância do gênero e da sexualidade, isto é, a LGBTfobia/homofobia. Para tal, versando a noção de autocriação artística (LAVAND 2021) enquanto trajeto de pesquisa, debruçou-me sobre uma série de experiências artísticas que transitam entre processos criativos e experiências comunitárias, que podem ser lidos como práticas artísticas LGBTQIAPN+, vivenciadas por mim entre os anos de 2019 e 2023. Como suporte teórico, dialogo com três principais artistas-pesquisadoras da Amazônia paraense e algumas noções chaves de suas teorias-práticas que são: Ana Flávia Mendes (2010) e o “Corpo Imanente”, Mayrla Andrade Ferreira e o “Habitante Criador” e Rosangela Colares Lavand (2021), com a, anteriormente mencionada, “Autocriação Artística”, além de autores do campo dos estudos de gênero e sexualidade tais como Daniel Borrillo (2016), Regina Facchini(2003) entre outros, para materializar linhas de força entre esta pesquisa e sua função social artivista dos direitos humanos, em especificamente do direito a existência da comunidade LGBTQIAPN+ com suas dobraduras e intersecções. De tal forma, enquanto tese, defendo que o fazer-pensar em artes é capaz de tensionar o cis-heteropatriarcado ao inventa outros modos de existência por meio da autocriação artística presente em práticas artísticas LGBTQIAPN+, na qual há um corpo que se ocupa e cria incessantemente a si mesmo, sendo um processo em que o artista é implicado no e com o fazer poético em que ao mesmo tempo que se transforma, transforma o mundo. Um corpo que, em suas criações e feituras artísticas, também se encontra em processo de criação de si. Um Corpo Ocupante Autocriador.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Farinha poética: a coreocartografia familiar de um rito artístico
    (Universidade Federal do Pará, 2019-06-24) SILVA, Juanielson Alves; SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776
    Esta pesquisa objetiva apresentar e compreender o processo criativo do Rito artístico Farinha poética, por meio de diálogos teóricos e práticos, enquanto produção de conhecimento artístico e acadêmico. Por rito artístico entende-se o momento em que o produto cênico desta pesquisa é entregue ao Público. Para construir a obra de arte e chegar neste momento, aciono como estratégia o que chamo de coreocartografia familiarproposição metodológica de pesquisa em dança inspirada na cartografia (DELEUZE, 1995) em diálogo com os processos de criação (SALLES, 2006), uma experiência que desvela os (re)encontros deste interprete-criador em dança com sua família, com sua história e com sua dança, tornandose assim uma rede ampla de conectivos artísticos, epistemológicos e de vida, um mapa de uma família de saberes dispostos a serem compartilhados. Na realização da pesquisa, emprego os procedimentos de preparo da farinha como metáforas para a criação em dança, observo os processos de “conversão semiótica” (LOUREIRO, 2007) do gesto na “dança contemporânea” (ROCHA, 2016) e destaco a relevância da subjetividade como valor necessário para a criação cênica. Como resultado, verifica-se que a pesquisa tratada neste memorial transcende as reflexões sobre os recursos e procedimentos de construção cênica Rito artístico Farinha Poética e avança no sentido de ver a construção deste Rito como processo de cura e reencontro, que tem como base situações de vida e de arte, relações intimas com um dos contextos sociais de minha cidade natal, contexto este que minha família vivencia durante a produção de farinha de mandioca.
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