Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SIQUEIRA, Danihellen Prince Dias"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas psicopedagógicas na educação musical de alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
    (Universidade Federal do Pará, 2015-06-23) SIQUEIRA, Danihellen Prince Dias; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217
    Este trabalho trata sobre a prática psicopedagógica na educação musical em alunos com Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) existente no Programa Cordas da Amazônia (PCA) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Fundamentou-se a partir de duas áreas do conhecimento das ciências sociais: a Psicopedagogia e a Educação Musical dialogando teóricos abordados no PCA como Vygotsky, Suzuky e Piaget. Possui abordagem qualitativa descritiva e quantitativa usando como método o estudo de caso e tem por objetivo investigar as práticas existentes da psicopedagogia nas oficinas de violoncelo por meio do estudo de caso aplicado em alunos com TDAH inseridos no Projeto Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem. Na investigação pretende-se descrever as práticas psicopedagógicas; apresentar os motivos pelos quais o Programa Cordas da Amazônia desenvolveu essas práticas; analisar se estão adequadas à finalidade das oficinas de violoncelo e por fim demonstrar através de resultados empíricos o progresso de aprendizagem musical desses alunos. Nessa pesquisa foi utilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para os devidos usos legais das informações e registros extraídos durante a coleta de dados A coleta de dados foi realizada no laboratório da EMUFPA e teve a participação de 24 alunos na faixa etária de 8 a 14 anos divididos em duas turmas, cada uma com 8 alunos com desenvolvimento neurotípico e 4 com TDAH, dentre os quais foram selecionados 2 pares por turmas. Nesse estudo adotou-se a entrevista semi-estruturada e análise documental; os interlocutores da pesquisa foram: o coordenador geral do PCA que também é o coordenador do NAPNE na EMUFPA, dois monitores e quatro estudantes com diagnóstico de TDAH. Os instrumentos de avaliação foram as entrevistas e suas análises e também a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical do PCA. Os resultados demonstram que há existência de práticas psicopedagógicas no PCA, no projeto Transtorno do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem em alunos com TDAH corroborando a pesquisa.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA