Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUSA, Alice dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Problemática socioambiental sob o olhar da abordagem CTS: uma proposta para o ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
    (Universidade Federal do Pará, 2016-12-06) SOUSA, Alice dos Santos; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749
    A presente pesquisa partiu de reflexões sobre o ensino de Ciências desenvolvido no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do reconhecimento de que a abordagem tradicional de conteúdos científicos dificulta a construção de conhecimentos por parte dos alunos, pois desconsidera conhecimentos prévios, estando desarticulada do contexto social, político, econômico e tecnológico. Neste sentido, considera-se relevante o desenvolvimento de uma proposta na qual a abordagem de conteúdos científicos na EJA parta de uma situação-problema abordada na perspectiva CTS, pois se acredita que esta é capaz de levar jovens e adultos a se apropriarem dos conhecimentos científicos, assim como desenvolver a capacidade crítica para uma tomada de decisão. A partir disso, buscou-se respostas às seguintes questões: As aulas de Ciências com abordagem CTS possibilitam a construção de conhecimentos científicos pelos estudantes da EJA? Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos tem capacidade de apreender conhecimentos científicos relacionados aos problemas de seu cotidiano? E a abordagem de conteúdos científicos partindo de uma situação problema permite o desenvolvimento de uma postura ativa, reflexiva e crítica pelo estudante da EJA? Este estudo foi uma pesquisa qualitativa, com enfoque na pesquisa-ação. Para análise, adotouse a análise textual discursiva enquanto processo voltado à produção de novas compreensões sobre fenômenos e discursos. Os dados que constituíram o corpus da pesquisa foram construídos na sala de aula com os extratos das falas mais significativas dos alunos. Os resultados mostraram que é preciso insistir em propostas pedagógicas que promovam vínculos entre disciplinas escolares e ações cotidianas, sendo esta uma tendência de ensino que possibilita ao docente desenvolver os conteúdos curriculares de forma interdisciplinar e contextualizada, explorando aspectos sociais, tecnológicos e ambientais no ensino de Ciências a partir de uma situação-problema. Desse modo, além de permitir a exploração de temas que estão em discussão nos meios de comunicação, a adoção da abordagem CTS possibilita maior interação entre a triangulação: professor-aluno-conhecimento, haja vista que todos podem participar de forma ativa do processo de construção de conhecimentos, mediante diálogos que se desenvolvem no decorrer da exploração de uma referida temática. Com a pesquisa foi possível construir um novo olhar nas aulas voltadas para o ensino de Ciências com os alunos da EJA.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA