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Navegando por Autor "SOUSA, Thatianne Silva"

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    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook
    (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2018-06) SOUSA, Thatianne Silva; MARQUES, Jane Aparecida
    Neste artigo, apresentamos reflexões acerca de práticas de consumo desenvolvidas por ciberconsumidores a partir da forma como eles interagem com (e a partir) da ciberpublicidade nas redes sociais na internet, especificamente no Facebook. Realizando uma breve abordagem teórica sobre os conceitos de ciberpublicidade e a atuação dos ciberconsumidores, descrevemos o percurso metodológico que nos auxiliou na análise das interações e na identificação de práticas de consumo cultural e midiático que denominamos como marcação interagente e interação reativa simbólica.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A ciberpublicidade e as interações em rede: estudo exploratório sobre práticas de consumo no Facebook
    (Universidade Federal do Pará, 2017-03-31) SOUSA, Thatianne Silva; MARQUES, Jane Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1197835678797660
    Esta dissertação tem por objetivo estudar as interações e as práticas de consumo cultural e midiático que se estabelecem no espaço das mídias sociais na internet, mais especificamente no Facebook, a partir de ciberpublicidades. Trata-se de uma pesquisa teórica e empírica de natureza exploratória, com uso de observação não-participante e de análise de conteúdo para compreensão da relação entre redes sociais na internet, interação, ciberpublicidade e consumo. Parte-se da premissa de que, com as tecnologias digitais, há uma reconfiguração nas relações comunicacionais e no ciberespaço: os sujeitos adquirem novos papéis, ampliando suas possibilidades de falas; há crescente presença das marcas; e a apresentação de novas estratégias publicitárias – a ciberpublicidade – na tentativa de dialogar com esse novo sujeito – o ciberconsumidor. Foram selecionadas quatro publicidades, sendo duas de atuação nacional e duas de atuação local (em Belém-PA), para a análise das interações dos sujeitos nas respectivas fan pages das marcas. Essas dinâmicas relacionais entre sujeitos, marcas e publicidade se constroem a partir das interações mediadas pelo computador, apontando novas práticas de consumo cultural e midiático. De acordo com a análise dos resultados, foram identificados distintos tipos de interações: as que tratam sobre a ciberpublicidade; as que estabelecem relação com o anunciante; as que se caracterizam pela marcação interagente; e as interações reativas simbólicas. Essas diferentes interações refletem o funcionamento das redes sociais na internet quando os sujeitos interagem com a ciberpublicidade e demonstram que há oportunidade para as marcas se manifestarem e apresentarem seus conteúdos publicitários aos ciberconsumidores, independente do tamanho da empresa e do local de atuação, como ocorre com as marcas locais. A partir da análise dessas interações em redes, destacam-se a importância e o desafio desta investigação, ao considerar todos os interagentes (humanos e máquinas) e tendo a ciberpublicidade como mediadora nesse processo.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Publicidade digital : apropriações e implicações na atuação publicitária de profissionais de Belém do Pará no contexto da midiatização profunda
    (Universidade Federal do Pará, 2025-02-19) SOUSA, Thatianne Silva; VIEIRA, Manuela do Corral; http://lattes.cnpq.br/1758973354834768; https://orcid.org/0000-0003-2034-5359
    Este trabalho tem como temática a publicidade digital no contexto da midiatização profunda e como objeto empírico a opinião de publicitários de Belém do Pará. Sendo assim, as questões direcionadoras da pesquisa são: como os modos de produção e circulação da publicidade digital no contexto da midiatização profunda, que se dão de modo global, são apropriados em contextos locais e quais as implicações sobre a atuação publicitária de profissionais de Belém do Pará?. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com metodologia de inspiração cartográfica e utilizamos como métodos, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e o trabalho de campo, com a aplicação da técnica de entrevistas pessoais semiestruturadas. O campo desenvolveu-se em três etapas, a saber: campo I, entrevistas com pesquisadores de publicidade, para compreensão da temática das transformações da publicidade no ambiente digital; campo II e campo III, entrevistas com profissionais publicitários, para identificar percepções sobre publicidade digital e implicações nas suas práticas. Os acionamentos teóricos realizados, para diálogo com as entrevistas de campo, foram de midiatização profunda e dataficação; midiatização na Amazônia; fluxo publicitário digital; transformações do campo e do trabalho publicitário; e formação e ética publicitária. Como resultados, a partir das entrevistas com os profissionais publicitários, identificamos que: eles têm compreensão sobre as transformações do fazer e circular da publicidade no digital, mas limitações nas questões relacionadas à regulação e regras das plataformas e, por vezes, de como atuar diante de dilemas éticos impostos pelo mercado; a publicidade em Belém do Pará enfrenta desafios que são próprios da região, exigindo equilíbrio entre relevância local e transformações globais; e, como principal achado, as relações entre formação acadêmica, ética publicitária e particularidades do contexto local, sendo pilares essenciais para compreensão e atuação publicitária no ambiente digital. Por fim, compreendemos que avançar na direção de uma publicidade relevante, formação e atuação ética, requer um (re)pensar constante das práticas publicitárias, sempre considerando as perspectivas das identidades locais e valorização regionais.
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