Navegando por Autor "TAVARES, Daniel Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino de História por meio da educação patrimonial na Ilha de Mosqueiro(Universidade Federal do Pará, 2019-01-25) TAVARES, Daniel Rodrigues; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; PEÑAROCHA, Pere Petit; http://lattes.cnpq.br/8376409779394321Este trabalho apresenta uma possibilidade de ensinar História por meio da Educação Patrimonial na Ilha de Mosqueiro – distrito administrativo de Belém, capital do Estado do Pará. Foi desenvolvido na escola Honorato Filgueiras, da rede pública estadual, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do turno da manhã – duas turmas de 2017 e duas de 2018. A narrativa se constrói discutindo Patrimônio Cultural, História e seu ensino, Educação Patrimonial, Memória, Identidade, Cidadania, numa relação entre o que os educandos entendem desses conceitos e o que autores/historiadores apresentam em sua produção acadêmica a respeito. Assim como relaciona a economia da borracha em Belém na virada do século XIX para XX com a história local de Mosqueiro. Os bens culturais mencionados na pesquisa sobre o que os alunos entendiam como Patrimônio Cultural em Mosqueiro surgiram na virada dos 1800 para os 1900, com uma determinada conexão com o comércio gomífero de Belém. A escrita dialoga com a história pública, quando da divulgação da estratégia de ensino por meio do WhatsApp e de uma página no Facebook, que foram utilizados para compartilhar a prática de ensino de história e o produto pedagógico: um texto didático – “Ensino de História e Educação Patrimonial em Mosqueiro”
