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Navegando por Autor "VARGAS, Michele Freitas Gomes de"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Discurso, ensino e formação de professores: o papel da escrita no estágio supervisionado
    (Universidade Federal do Pará, 2016-05-30) VARGAS, Michele Freitas Gomes de; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039
    Este trabalho, inserido no Projeto de pesquisa “A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, da Costa Rica e Honduras: registro, análise e produção de conhecimento” (CNPq 458449/2014-8), tem como objetivo investigar como a escrita sobre as práticas de ensino constitui-se enquanto instrumento na formação do professor de língua portuguesa. O problema de pesquisa foi constituído a partir da minha experiência como formadora no curso de Letras/Português na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e teve início com a necessidade de entender como os licenciandos registram as aulas que ministram, de modo a torná-las um dado de pesquisa, bem como de que maneira o discurso do estagiário se individualiza no processo de diálogo com outros discursos. O quadro teórico é constituído por princípios da Análise do Discurso de linha francesa (PÊCHEUX, 1997, 2014) articulados aos conceitos bakhtinianos de signo e sinal, auditório social e dialogismo (BAKHTIN, 2011; 2014), aos estudos sobre a educação (FREIRE, 1977) e por pesquisas sobre escrita, estágio e formação do professor (GERALDI, 1995, 1997; BARZOTTO, 2009, 2010, 2011, 2014; FAIRCHILD, 2008, 2009, 2010, 2012, 2014). Do ponto de vista teórico, compreendemos que escrita sobre as práticas de ensino deve ser mais que um registro ou comprovante da aula, mas, deve permitir recuperar a experiência vivenciada, sendo uma extensão da aula ministrada. Os relatórios e planos de ensino que constituem o corpus foram produzidos durante a disciplina Estágio Supervisionado com turmas do 6º e 7º semestre do curso de Letras e totalizam 64 planos de ensino e 39 relatórios de estágio. A análise dos dados evidenciou que os estagiários, no 1º semestre de 2014, produziam planos de ensino e relatórios de estágio de modo pouco detalhado e respondendo, principalmente, ao discurso oficial sobre o ensino de língua materna. Os resultados da escrita, no 2º semestre, sugerem que o acompanhamento mais sistemático da escrita, tanto dos planos quanto dos relatórios, favoreceu que os estagiários escrevessem planos mais detalhados e relatórios com informações mais concretas conjugando a prática de escrita à prática docente.
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