Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "VASQUEZ, Jessica Calandrine"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Guia didático para o Laboratório de Práticas e Experimentações Sala Arthur Leandro Tatá Kinamboji de Ensino Cultura e Artes Visuais Afro-Amazônica: caminhos para a decolonialidade
    (Universidade Federal do Pará, 2023-06-29) VASQUEZ, Jessica Calandrine; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926
    Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de criação do produto educacional que se caracteriza como o Guia didático para o Laboratório de Práticas e Experimentações Sala Arthur Leandro Tatá Kinamboji de Ensino, Cultura e Artes Visuais Afro-amazônicas. Metodologicamente a abordagem da pesquisa foi qualitativa, que se desdobrou em pesquisa documental e pesquisa participante. Os documentos que serviram de base foram o projeto do laboratório, plano de curso, projeto pedagógico do curso de Artes Visuais do ano de 2019, projeto de extensão, projeto da Sala e projeto de ensino. A pesquisa participante foi baseada nas vivências na disciplina de Arte Afro-brasileira, nas reuniões e ações a partir do Laboratório e Sala Tatá Kinamboji. Na criação do produto foi necessária a utilização de duas metodologias, o design thinking e a metodologia do laboratório aberto. A primeira para pensar a construção deste produto de forma prática, e a segunda como forma de pensar dinâmicas de potencialização para o referido espaço. Neste processo houve a realização de uma ação pedagógica, utilizando o acervo da Sala Tatá Kinamboji, na disciplina de arte afro-brasileira. A validação e avaliação do produto foi realizada a partir da aplicação de questionários físico e online com os discentes da turma, questionário somente online com os docentes da faculdade de Artes Visuais, como também com o setor pedagógico do curso e integrantes do laboratório e Sala Tatá Kinamboji. Os resultados apresentam a construção do guia como proposta de direcionamento e somam de forma satisfatória para validar o produto desenvolvido. Embora o produto esteja finalizado, é de suma importância seu desdobramento e atualização, pois o laboratório esta em uma constante atualização, por conta do local onde está situado, necessidade da continuidade da catalogação de materiais que chegam e novas produções. Assim este produto contribui com o processo de ensino-aprendizagem, auxilia na utilização do laboratório, fortalecendo práticas, pesquisas e ações na perspectiva decolonial do Ensino de Artes Visuais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA